Governador de RR que disse ‘faltar’ civilização a indígenas é alvo de impeachment

O governador Antonio Denarium (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) aceitou, nesta terça-feira, 2, o pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium (Progressistas) por abuso de poder político e econômico, e outros crimes de responsabilidade. O chefe do Executivo estadual já teve o mandato cassado três vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

Em 2023, o governador de Roraima disse ao jornal Folha de S.Paulo que “eles [indígenas] têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”. Após a repercussão, o governador virou alvo de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), que a considerou discriminatória.

O pedido de impeachment foi protocolado no dia 19 de junho por Rudson Leite e Fábio Almeida, lideranças políticas no Estado. O documento reforçou as acusações já feitas contra Denarium na Justiça Eleitoral, e que levaram à cassação de seu mandato por três vezes.

PUBLICIDADE

Outros crimes citados na denúncia são: desvio de recursos públicos, nepotismo, superfaturamento de contratos e gestão inadequada de programas sociais, bem como de recursos destinados à saúde e infraestrutura.

Na leitora da admissibilidade, o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou que não há dúvidas de que as denúncias são graves e que há motivo plausível para o recebimento das mesmas.

Não há dúvida de que as acusações formuladas pelos denunciantes são gravíssimas. Há, portanto, justa causa para o recebimento dessas denúncias. E também há indícios de autoria, considerando a responsabilidade do governador apresentada nos autos”, declarou.

Agora, os representantes dos partidos com assento na Assembleia devem indicar deputados para compor a comissão especial que analisará o pedido. O prazo é de 72 horas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.