Governador do AM anuncia que vai levar ajuda humanitária a Parintins; município teve maior volume de chuva em dez anos

O pluviômetro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam - Campus Parintins) indicou que Parintins ultrapassou a marca de mais de 180 mm de chuva em menos de 24 horas, sendo o maior volume já registrado em 10 anos no município. (Reprodução)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou que está levando, nesta segunda-feira, 4, ajuda humanitária às famílias afetadas por alagamentos em Parintins (a 336 quilômetros de Manaus), após o município ser atingido pelo maior volume de chuvas em dez anos nesse domingo, 3, causando destruição e transtorno aos moradores. Nas redes sociais, o governador afirmou que estará na cidade para coordenar, pessoalmente, as ações de apoio.

“Vamos levar ajuda humanitária e dar todo suporte para minimizar os estragos causados pela chuva”, anunciou o governador em uma publicação nas redes sociais.

Mais cedo no domingo, 3, o governador informou ainda que acionou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para prestar apoio aos moradores. Ao todo, segundo a prefeitura da cidade, mais de 1,3 mil pessoas que sofreram prejuízos causados pela cheia já estão recebendo assistência. O poder público municipal realiza uma série de ações desde as primeiras horas desse domingo.

PUBLICIDADE
Equipes da Defesa Civil do município prestam assistência às famílias afetadas pelos alagamentos (Arleison Cruz)

“Os alagamentos em vários pontos da cidade foram ocasionados pela forte chuva que iniciou na noite de sábado, 2, e se estendeu até a tarde deste domingo. Segundo dados coletados pelo pluviômetro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam – Campus Parintins), Parintins ultrapassou a marca de mais de 180 mm de chuva em menos de 24 horas, sendo o maior volume já registrado em 10 anos no município, conforme a Defesa Civil”, afirmou a prefeitura nas redes sociais.

A prefeitura informou que o município registrou o maior volume de chuva em dez anos (Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira, 4, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, irá às áreas afetadas pelas inundações para definir ações de assistência e de infraestrutura. Equipes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Empresa Municipal de Trânsito e Transportes, e Polícia Militar já estão promovendo ações de assistência nas áreas alagadas.

Famílias com mulheres grávidas também sofreram prejuízos com a chuva de domingo, 3 (Arleison Cruz)

“Pontos de atendimento a famílias e recebimento de doações foram instalados na Escola Municipal Charles Garcia (bairro Santa Rita), Estação Cidadania João do Carmo (Bairro da União) e Centro Educacional Infantil Jaime Lobato (bairro Paulo Corrêa). Por meio do número de contato (92) 98519-2609, a prefeitura também realiza atendimento, via telefone, às pessoas afetadas pela forte chuva”, informou o município em nota à REVISTA CENARIUM.

A chuva

A forte chuva que atingiu a cidade provocou desmoronamentos no Centro de Parintins e nos bairros Santa Clara e São Benedito. Segundo a prefeitura, as áreas foram interditadas e estão recebendo monitoramento da Defesa Civil e Secretaria de Obras. Nas redes sociais, vídeos compartilhados por moradores mostram diversas ruas alagadas.

Por conta do aumento do nível da água, estabelecimentos comerciais e residências ficaram parcialmente submersos. Uma viatura do Corpo de Bombeiros teve problemas mecânicos e precisou ser empurrada em uma das avenidas do município.

Veja aos vídeos registrados por moradores:

A forte chuva que atingiu a cidade provocou desmoronamentos no Centro de Parintins e nos bairros Santa Clara e São Benedito. (Reprodução)
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou que irá a Parintins (Reprodução)
Os alagamentos foram ocasionados pela forte chuva que iniciou na noite de sábado, 2, e se estendeu até a tarde deste domingo, 3. (Reprodução)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.