Governador do AM celebra avanços e diz que falhou ao confiar em ‘velhos caciques’: ‘A vida ensina’

O governador do Amazonas, Wilson Lima, em mensagem de fim de ano. (Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), celebrou em um vídeo publicado nas redes sociais nessa quinta-feira, 23, os aprendizados de 2021 e, também, pediu desculpas por falhas ao reconhecer que confiou, erroneamente, nos “velhos caciques” que governaram o Estado por 40 anos. Às vésperas de entrar no seu último ano como chefe do Executivo, Lima comemorou a união, os avanços da ciência e de programas que têm beneficiado a população.

“No começo do governo, confiei em quem não merecia. Achei que só com boa vontade dava para resolver a vida das pessoas mais sofridas”, relembra o governador. “Imaginei que os caciques que governaram por 40 anos não seriam capazes de sabotar o meu governo, só porque não aceitam um homem simples como governador do Amazonas”.

Veja também: Governador do AM anuncia maior abono da história aos profissionais da Educação

PUBLICIDADE

A fala do governador se refere à atuação dos ex-governadores Amazonino Mendes e Eduardo Braga que, visando o pleito do próximo ano, se articulam em diversos episódios para “derrubar” Lima do cargo. Já foram protocolados mais de dez pedidos de impeachment contra o governador, “capitaneados” por deputados aliados ao grupo dos ex-governadores.

Wilson Lima relembra ainda a crise sanitária enfrentada no Estado, principalmente a da falta de oxigênio, quando faltou o insumo em diversas unidades de saúde do Amazonas em janeiro deste ano. “Aprendi na marra enfrentando a maior crise de saúde dos últimos 100 anos que a união é que nos faz superar os desafios”, pontua Lima.

Com as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias na pandemia, o governo estadual implementou o Auxílio Permanente, um pagamento contínuo de R$ 150 que beneficia 300 mil famílias no Amazonas, sendo sendo 142 mil no interior. O benefício é apenas uma das conquistas de Lima. “Que os governos são fundamentais para cuidar de quem mais precisa, que o que era temporário tem que ser permanente para nunca faltar comida nas mesas das pessoas”, afirma ele.

Leia também: ‘Povo do AM repudia esse comportamento’, diz governador do Estado sobre ataque de Braga à ministra

Avanço da ciência para combate à pandemia

Para finalizar, Lima ainda relembra a união para o avanço da ciência, principalmente relacionada à vacinação no Estado. Em 2021, o Governo do Amazonas lançou o “Vacina Amazonas”, uma campanha de imunização para avançar com a cobertura vacinal. Os mutirões foram realizados na capital amazonense em municípios da região metropolitana da cidade.

“Quando todos se unem em torno da ciência quem ganha é a vida. Aprendi que não importa a distância, o aprendizado vai sempre ser o caminho para uma vida melhor, e que a solidariedade é fundamental para gente recomeçar. Nada vai superar a dor da perda de um familiar ou amigo, mas todos nós podemos olhar para trás e enxergar o que aprendemos com tudo isso”, adiciona Wilson Lima.

“E não esqueça, toma vacina, usa máscara e aproveita a vida ao lado de quem você mais ama”, conclui o governador do Amazonas.

Veja o vídeo de Wilson Lima na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.