Governador do AM diz que ‘chantagens’ não vão intimidar servidores da Saúde


Por: Jadson Lima

18 de agosto de 2025
Governador do AM diz que ‘chantagens’ não vão intimidar servidores da Saúde
O governador do Amazonas, Wilson Lima, concedeu entrevista coletiva à imprensa durante visita ao Hospital Platão Araújo em Manaus (Arthur Castro/Secom)

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira, 18, que “chantagens” não vão intimidar os servidores da Secretaria de Saúde do Estado (SES), que atuam na implementação de um novo modelo de gestão nas unidades hospitalares. A declaração foi dada durante a apresentação dos avanços na área da saúde do Estado no Hospital e Pronto-Socorro Dr. Platão de Araújo, localizado na Avenida Autaz Mirim, na Zona Leste de Manaus (AM).

Durante a agenda na unidade de saúde, Lima afirmou que sua administração está promovendo mudanças significativas na saúde do Estado, que, segundo ele, antes era “refém de monopólios” e de prestadores de serviços “que estabeleciam a dinâmica” de oferta de medicamentos e do uso das instalações hospitalares.

De acordo com o governador, houve uma mudança ao longo dos últimos anos com a implementação da abertura de concorrência entre empresas que “prestam serviços eficientes e praticam preços de mercado”. Todos os procedimentos, segundo o chefe do Executivo estadual, seguem a legislação vigente.

“Nenhum ataque, nenhuma chantagem vai intimidar a nossa equipe de fazer o que tem que ser feito. Nada, absolutamente nada, vai nos desviar desse caminho. Nunca houve tanta transparência na saúde como estamos fazendo agora, com os sistemas que estamos implementando, com regras muito claras e objetivas para a contratação dos serviços. Isso incomoda alguns e vai continuar incomodando, porque não dá mais para a gente ficar refém de monopólio”, declarou.

Ao ser questionado sobre possível demissão em massa de servidores da saúde, Lima foi taxativo ao negar a possibilidade de dispensa dos funcionários estaduais. Segundo o governador do Amazonas, para o Hospital Platão Araújo, unidade de alta complexidade, foram contratados mais de 500 profissionais que atuam para garantir o atendimento na unidade que fica localizado entre as zonas leste e norte da capital.

Ex-gestor

Nesta segunda-feira, 18, o ex-gerente de Hospitais e Fundações do Amazonas Michael Lemos falou sobre suspeitas de irregularidades envolvendo a atual gestão da SES-AM. O vídeo foi publicado em uma rede social na plataforma Instagram. Conforme a publicação, o servidor pediu demissão da pasta por “não compactuar” com a situação da pasta. A CENARIUM apurou que, ao contrário do que afirma, Lemos foi exonerado da função.

Ex-servidor do Amazonas publicou um vídeo nas redes sociais (Reprodução/Instagram)

No decorrer da gravação, o ex-gestor, no entanto, deixou de apresentar documentos ou elementos de provas que sustentassem as acusações contra os servidores estaduais mencionados durante o seu pronunciamento. Lemos foi procurado pela CENARIUM, por meio das redes sociais, mas, até o fechamento deste material, não houve retorno.

Leia mais: Governador Wilson Lima reúne multidão no interior do Estado na entrega do Telessaúde

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.