Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
7 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), lançou nesta terça-feira, 27, três auxílios estaduais para beneficiar 13 mil trabalhadores dos setores da cultura, turismo e esporte do Estado. Os auxílios, no valor de R$ 600, fazem parte do pacote de ações lançado em apoio à cultura e economia criativa no Estado.

O valor do benefício será dividido em três parcelas de R$ 200 e é destinado aos profissionais que mais foram afetados pelas medidas de restrição social para reduzir o número de casos de Covid-19, segundo Wilson Lima.

“A gente diminuiu muito os nossos casos, continuamos trabalhando na ampliação da nossa rede hospitalar, mas em razão das medidas que foram necessárias, até por conta de diminuir o número de contaminados, as atividades econômicas acabaram sendo retraídas. Muita gente ficou prejudicada, os segmentos do turismo, esporte e cultura foram os primeiros a serem impactados e estarem entre as atividades. Foram os que mais sofreram”, destacou o governador.

O cadastro dos profissionais é feito pelas secretarias correspondentes, mas a lista dos critérios para seleção dos beneficiados pode ser conferida no site auxilio.am.gov.br.

De acordo com o governador Wilson Lima, diferente dos profissionais do turismo e cultura, que devem ter mais de 18 anos para receber o auxílio, no esporte os paratletas poderão ser beneficiados a partir dos 14 anos. “Só precisa ter um responsável que acompanhe e preencha os requisitos listados”, disse o governador.

O pacote de ações contempla ainda o repasse de recursos para municípios, o lançamento de editais para realização de atividades artísticas de conteúdo virtual e para aquisição de obras de arte e acervo bibliográfico.

Fase laranja

O Amazonas se encontra na fase laranja da classificação de risco da pandemia da Covid-19. Nas últimas 24 horas foram confirmados 11 óbitos pela doença e nove sepultamentos. Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas e internados em Manaus há 500 pacientes.

Em relação à vacina, foram aplicadas 811.669 doses até essa segunda-feira, 26, sendo 580.864 de primeira dose e 230.805 de segunda dose, segundo informações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Decreto

Ajustes no decreto estadual de circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos feitos no último dia 16 de abril estabeleceram o funcionamento das atividades não essenciais no Estado. Entre as principais mudanças estava a ampliação do horário de funcionamento das lojas do centro, dos shoppings, postos de combustíveis e academias. No entanto, a restrição na circulação de pessoas continua entre 0h às 6h.

Veja os horários de funcionamento em vigor:

– Supermercados: 6h às 22h

– Lojas de rua: 8h às 19h

– Postos de Combustíveis: 6h às 22h

– Lan Houses: 8h às 17h

– Shoppings: segunda a sábado – 10h às 22h; Domingo – 11h às 17h

– Academias: segunda a sábado – 6h às 21h.