Governador do AM troca secretários e titular da Educação vira ‘02’

Da esquerda para direita, Giordano Cruz, Fabrício Barbosa, Luís Fabian, Kuka Chaves e general Mansur (Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – Depois do remanejamento e mudança de nomenclatura de cargos, Luís Fabian deixará o comando da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) para ser o novo secretário de governo. Após conspirar contra o governador Wilson Lima, o vice-governador Carlos Almeida perdeu força e Luís Fabian ascende ao cargo de segundo mais importante do governo do Amazonas. A mudança foi anunciada, nesta terça-feira, 3, junto com os nomes dos novos titulares das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de Educação e Desporto, de Administração e Gestão (Sead) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) o cargo de secretário-geral da Unidade Gestora da Cidade Universitária será extinto para dar nome ao posto de secretário de governo, que será remanejado para o gabinete pessoal do governador. De acordo com Wilson Lima, Luís Fabian coordenará projetos estratégicos da administração estadual.

PUBLICIDADE

“Sou de uma família de educadores, sou professor e me orgulho muito de ter podido estar à frente da educação, mas esse chamado, essa convocação, essa missão nova que o senhor me dá, me enche muito mais de orgulho e saiba que vou me dedicar de corpo e alma a ela”, afirmou Fabian, em nota do governo.

Supersecretário

Há mais de dois anos na Seduc, Luís Fabian agora tem status de ‘supersecretário’. Fabian assumiu o cargo pela primeira vez, de forma interina, em agosto de 2019, quando o ex-secretário Luiz Castro pediu exoneração. Em setembro do mesmo ano, o governador Wilson Lima anunciou o professor Vicente Nogueira como o novo titular da pasta.

Nogueira, no entanto, ficou no cargo num intervalo de cinco meses, quando decidiu viajar para Portugal para ficar mais próximo da família. Desde então e remanejado pela segunda vez, Fabian foi titular da Seduc.

Luis Fabian é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 2003, especializado em Direito Público, em 2004, e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2005, além de doutor em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina.

Em Manaus, já foi secretário executivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e atuou na Secretaria Municipal Extraordinária (Semex), na gestão do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, em 2017.

Mudanças

As mudanças nas pastas começaram a ser articuladas na semana passada, primeiro com a notícia de que o agora ex-secretário da SSP coronel Louismar Bonates pediu o afastamento do cargo por motivos de saúde. A decisão do coronel, que passou por tentativa de exoneração fraudada pelo vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PSDB), só foi confirmada, hoje, durante reunião com secretariado na sede do governo, na zona Oeste de Manaus.

O general de divisão do Exército Brasileiro Carlos Alberto Mansur assume o comando da SPP-AM. Segundo o governo, as mudanças seguem critérios técnicos e devem manter a trajetória de avanço na implantação das políticas públicas no Estado.

Ao agradecer por ter comandado a secretaria de Segurança, Bonates destacou trabalhos com a Base do Arpão no combate ao narcotráfico no Amazonas e os resultados do Rocam Motos, além de adiantar que este mês serão entregues lanchas para o transporte de tropas para o interior.

Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, conhecida como Kuka Chaves, será a nova secretária de Estado de Educação e Desporto (Seduc). Ela coordenava a Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam) e vai substituir Luís Fabian Barbosa.

Na Secretaria de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Rogério Cyrino Barbosa será o novo titular, após Inês Carolina Simonetti Cabral pedir exoneração. Barbosa era secretário executivo de Gestão de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos da pasta.

Para o comando da PGE-AM, no lugar de Jorge Pinho, o procurador Giordano Bruno Costa da Cruz foi o nome escolhido pelo Governo do Amazonas. “Nós estamos aqui com um desafio enorme. O governador e o secretário querem chegar a um destino e a gente na PGE está à disposição para mostrar os caminhos possíveis e o ônus e o bônus de cada escolha. Contem comigo de manhã, de tarde e de noite”, disse Giordano, em nota do governo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.