Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
27 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – Com a proposta de ampliar até seis vezes mais a capacidade de atendimento em hematologia, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), visitou na manhã desta terça-feira, 10, a obra do novo hospital da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Segundo o Lima, esse será o maior hemocentro da região Norte do Brasil e já está com mais de 80% das obras concluídas.

De acordo com Wilson Lima, a previsão para a entrega da obra está prevista para acontecer ainda este ano. “Nós viemos aqui ver como está sendo o andamento da obra que é tão importante para a nossa saúde, principalmente para aquelas pessoas que necessitam do atendimento dessa especialidade. Essa é uma das maiores obras de hemocentro que a gente tem no Brasil, por isso ela é muito significativa”, explicou.

Governador do Amazonas em coletiva de imprensa (Diego Peres/Secom)

Processo seletivo

Em coletiva de imprensa, o governador destacou que o Processo Seletivo Simplificado (PSS) está sendo lançado nesta terça-feira. “Estamos lançando um processo seletivo para a contratação de 710 profissionais, sendo 24 para a unidade do município de Coari e o restante aqui para a capital. O edital já está disponível, a partir de hoje, no site do Hemoam e lá estão todas as instruções, todas as orientações de como as pessoas podem fazer para participar desse processo de seleção para poder nos ajudar aqui na unidade”, destacou.

Wilson Lima ressaltou ainda que a obra está dentro do cronograma. “Essa é uma obra que desde 2017 estava parada, quando foi em 2019 nós assumimos e não há nenhum atraso por parte do Estado, tudo que depende da gente está em dia, inclusive o pagamento das nossas contrapartidas”, destacou. Questionado sobre transplante de medula óssea, o governador afirmou que está sendo trabalhado para colocar o máximo de especialidades que são tratadas pelo Hemoam.

“A gente tem sido pioneiro em algumas ações, graças ao trabalho da equipe que o Hemoam tem, que é uma equipe muito dedicada, é um pessoal que está aqui há muito tempo e tem trabalhado com essa casa. A medida em que a gente for implantando os leitos a gente vai aumentando essa capacidade de atendimento mais especializado aqui no hemocentro”, explicou o governador do Amazonas.

Estrutura

A nova unidade contará com mais de 190 leitos para o tratamento de doenças do sangue. Serão 156 para internação e 34 voltados para diversas finalidades, como: emergências e pacientes que dependem de isolamento. Além disso, o prédio conta com cinco andares, UTI adulto e infantil, farmácia 24 horas, centro cirúrgico, entre outras finalidades.

O novo hospital está sendo construído na parte de trás da Fundação Hemoam. A construção do novo Hospital do Hemoam tem investimentos de mais de R$ 60 milhões, com recursos estaduais e federais. Wilson destacou que na atual gestão a obra já conseguiu avançar em mais de 60%, durante dois anos de construção, e aproveitou para destacar que o prédio terá aproximadamente 15 mil metros quadrados.