Governador do Amazonas articula consulado dos EUA em Manaus para emissão de vistos

O governador articula a criação de um consulado no Estado durante viagem aos EUA (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), que está nos Estados Unidos (EUA) em uma missão estratégia, articula a instalação, em Manaus, de um consulado americano para emissão de vistos. A iniciativa visa facilitar a emissão de vistos para viagens à América Central e do Norte, além de fortalecer as relações diplomáticas entre os dois países.

A articulação começou em 2023 e tem sido liderada diretamente pelo mandatário do Executivo estadual. Wilson Lima falou sobre a expectativa durante a viagem: “A presença de um consulado americano em Manaus será um marco para toda a região, beneficiando não apenas os amazonenses, mas também os Estados vizinhos. Além disso, o turismo e toda a cadeia produtiva relacionada serão diretamente favorecidos, contribuindo para a geração de empregos e o crescimento econômico”, disse.

Wilson Lima no encontro anual do Lide nos Estados Unidos (Reprodução/Instagram)

Durante a viagem, o governador se reúne com congressistas americanos a fim de estreitar as relações com o Estado e fortalecer o pedido de instalação da representação diplomática americana na capital amazonense. Caso a proposta seja aceita, o posto será o primeiro da Região Norte e o quinto do Brasil, que possui consulados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília.

PUBLICIDADE
Solicitação

Conforme divulgado pela REVISTA CENARIUM em maio do ano passado, Wilson Lima (União Brasil) já havia solicitado ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante um encontro em Brasília (DF), a criação de um posto para emissão de visto americano no Estado.

O potencial do turismo estrangeiro pode ser visto em números. Conforme dados da Amazonastur, até outubro de 2023, 302.977 turistas desembarcaram no Estado, registrando um aumento de 3,28% em relação a 2022, com 293.355 turistas. No primeiro semestre de 2023, o turismo injetou mais de R$ 420 milhões na economia amazonense.

A capital do Amazonas também figura na lista dos 50 melhores destinos para se visitar em 2024, feita pela revista Lonely Planet, especializada em viagens ao redor do mundo. Cabe destacar que Manaus é a única representante do Brasil na lista, que está dividida nas categorias de países, regiões, cidades, sustentáveis e custo-benefício. 

No Amazonas, o Governo Wilson Lima ampliou a malha aérea com novas rotas internacionais e nacionais, saindo da capital, em 2023, com o lançamento de voo que conecta Manaus a Bogotá, sem escalas, operado pela Avianca. Nacionalmente, foram lançadas novas rotas para o Rio de Janeiro e voos diretos para São Paulo e Belém.

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.