Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) anunciou, na manhã desta quinta-feira, 8, que autorizou um concurso público para reforçar o efetivo da segurança pública no Estado. Durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Manaus, Lima também lançou o programa ‘Amazonas Mais Seguro’, que vai contar com um investimento de R$ 280 milhões em implementações de câmeras inteligentes para auxiliar na segurança.

“Hoje também eu estou autorizando a realização de concurso público com 2.525 vagas para as forças de segurança”, confirmou o governador.

Apesar de não ter dado mais detalhes sobre o concurso, Lima pontuou que essa é uma das medidas de reforço da segurança pública amazonense, assim como o investimento nas câmeras de segurança. “Com esse investimento, nós vamos conseguir combater crimes quase em tempo real”, explicou Wilson sobre o programa que tem previsão para ser executado até o final de 2022.

Segundo Lima, é importante ressaltar a importância desse projeto para, principalmente, o interior do Amazonas. “Hoje é um dos dias mais importantes do nosso governo, pois hoje nós estamos lançando o plano de segurança pública mais eficiente e mais integrado da história desse Estado. O plano que nós estamos lançando aqui não é um plano de governo, é um plano de Estado, pois o que estamos implantando ficará permanente”, afirmou.

Ainda de acordo com o governador, não há possibilidade de governos futuros decidirem mudar ou retroceder na instalação do programa. “No momento em que a gente implanta uma tecnologia, no momento em que a gente traz a modernidade, você não consegue retroagir, você só consegue ir para frente, e hoje nós estamos tendo a coragem, como sempre tivemos, de fazer essas mudanças. Hoje nós estamos cumprindo dois compromissos importantes que assumimos quando apresentamos o projeto em 2018, que é o lançamento do nosso cerco eletrônico”, destacou.

Reforços

Durante a coletiva de imprensa, o governador também ressaltou outros reforços de equipamentos de segurança que serão empregados, assim como reformas estruturais.

“Dentre outras coisas, o nosso plano prevê a questão da infraestrutura e nela nós estamos construindo o novo prédio da Rocam, já está no processo final da licitação e daqui a 30 a 60 dias no máximo a gente já começa esse processo de construção, entrega de armas, munições, kits operacionais. Estamos recebendo agora nos próximos dias coletes para fazer a entrega para os nossos policiais e vamos reformar as unidades do interior”, informou o governador do Amazonas.

Além disso, Wilson Lima explicou que o governo vai ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas. “O jovem tem que estar envolvido nesse projeto e esse processo de educação, de socialização é muito mais interessante para o Estado, porque evita que o jovem caia na criminalidade”, ressaltou.