Governo Biden começa a expulsar imigrantes para o Sul do México

Família de imigrantes aguarda processamento após ser detida enquanto tentava cruzar o Rio Grande perto da cidade fronteiriça de Roma (ED JONES/AFP)
Com informações do Infoglobo

WASHINGTON – Os Estados Unidos começaram a expulsar famílias mexicanas e da América Central para o Sul do México, longe da fronteira com os EUA, com base na polêmica norma conhecida como Título 42, criada durante o governo de Donald Trump. Fontes da agência Reuters revelam que quase 200 mexicanos e centro-americanos foram transportados para o interior do País vizinho na última quinta-feira, em voos com adultos que devem se tornar regulares. A medida tem o objetivo de romper um padrão de travessias repetidas da fronteira.

No primeiro trimestre, o presidente Joe Biden chegou a afrouxar as regras do Título 42, impedindo a detenção e deportação de crianças desacompanhadas nos EUA. Mas, com o agravamento da crise sanitária e o avanço da Covid-19 na fronteira, decidiu apertar o cerco contra os imigrantes.

Parte do Código Sanitário americano, o Título 42  permite ao governo proibir a entrada nos EUA, quando o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) constatar que há “um sério perigo de uma nova doença ser introduzida” no País. Na semana passada, o CDC alertou para os riscos de a imigração acelerar ainda mais o avanço da variante Delta, mais contagiosa, no País.

PUBLICIDADE

Mas, diferentemente do que aconteceu durante o Governo Trump, os EUA trabalharão com organizações não governamentais e abrigos no Sul do México para garantir que os imigrantes possam retornar com segurança a seus países de origem, de acordo com a fonte.

O agravamento da pandemia coincide com o aumento do fluxo na fronteira Sul após a troca de comando na Casa Branca: apenas em junho, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês), 188.829 pessoas foram detidas ao chegar ao território americano, o maior número desde abril de 2000. Entre eles, 6.563 brasileiros. 

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.