Governo de SP multa Bolsonaro, Tarcísio Gomes e Eduardo Bolsonaro em R$ 552,71 por não usarem máscara

O trio apareceu sem o equipamento durante a motociata que percorreu algumas das principais vias expressas da capital paulista na manhã deste sábado (Guilherme Caetano/Agência O Globo)

Com informações do O Globo

SÃO PAULO – O Governo de São Paulo multou neste sábado, 12, o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por não usarem máscara em público. O trio apareceu sem o equipamento durante a motociata que percorreu algumas das principais vias expressas da capital paulista na manhã deste sábado. O valor da autuação é de R$ 552,71.

O uso de máscaras em público é obrigatório no Estado de São Paulo desde maio de 2020, conforme decreto nº 64.959 e resolução SS 96. O uso de máscaras é defendido por especialistas e autoridades sanitárias em todo o mundo como uma medida eficaz para evitar a disseminação do coronavírus.

PUBLICIDADE

Na última semana, Bolsonaro disse que pediria ao minsitro da Saúde, Marcelo Queiroga, que desobrigasse o uso de máscara para quem já foi infectado pela Covid-19 ou vacinado. Alvo de críticas de autoridades de saúde e políticos, no dia seguinte, ele disse que a medida seria de responsabilidade do ministro e de governadores.

No auto de infração, a que o GLOBO teve acesso, a agente sanitária escreve que “medidas não farmacológicas são fundamentais para a prevenção e controle da pandemia” e que “o uso de máscara de proteção facial é amplamente preconizado pela comunidade científica internacional”.

A agente lembra, ainda, que o estado de São Paulo “conta com mais de 3,4 milhões de casos (de Covid-19) e mais de 117 mil óbitos, com uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 82,1%, sendo que muitos hospitais públicos e privados já extrapolaram os 100% de ocupação”. 

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.