Amazonas adere a programa que fará monitoramento em alta resolução de crimes ambientais

Wilson Lima entrega equipamentos e amplia efetivo de combate a crimes ambientais no Amazonas (Arthur Castro/Secom)
Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Com o objetivo de reforçar o combate ao desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas, o Governo do Amazonas aderiu ao programa Brasil M.A.I.S – (Meio Ambiente Integrado e Seguro), coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança (MJSP). A ferramenta vai permitir acompanhar detalhes de uma determinada área, em alta resolução, e vai disponibilizar imagens diárias que possibilitarão a identificação de ilícitos ambientais. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 16.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, essa ferramenta é uma das mais avançadas dos últimos tempos. “Essa é uma ferramenta que possui 130 satélites, tem três metros de resolução espacial e 12 bytes de resolução rádio métrica, além disso, ela permite monitorar e acompanhar detalhes de uma determinada área que esteja ocorrendo algum ilícito ambiental”, explicou.

Juliano destacou, ainda, que a ferramenta vai permitir identificar o desmatamento ilegal, além de mostrar focos de queimadas com mais precisão, rompimentos de barragem, minerações irregulares, pistas clandestinas e fraudes em manejo florestais. “Ela disponibiliza uma série de informações, em particular a montagem dos autos, que estão em desenvolvimento dentro de uma articulação com as forças de segurança do Estado”, ressaltou.

PUBLICIDADE

O diretor explicou também que essa ferramenta inaugura a implementação de uma nova forma de combate aos crimes ambientais, pois traz o elemento chamado “inteligência”. “Então, agregando à ferramenta tecnológica e infraestrutura que estão sendo desenvolvidas no Ipaam e que em breve serão anunciadas com base em geoprocessamento, são 130 computadores sendo instalados com telões de monitoramento que, integrado a essa ferramenta, permitirão que o Estado tenha, provavelmente, entre os Estados da Amazônia Legal, o maior centro de monitoramento tecnológico aqui existente”, salientou.

Lançamento

Também, nesta segunda-feira, 16, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, anunciou o lançamento da 4ª etapa da Operação Tamoiotatá, focada no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, integrada pelo órgão, o Ipaam, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas

“A gente tem acompanhado diariamente todas as informações de alertas, tanto do desmatamento quanto o de queimadas. Com essa operação a gente aumenta significativamente o quantitativo de pessoas que estão no local, para ter uma resposta ainda mais rápida no combate a essas ilegalidades”, explicou.

Eduardo anunciou ainda o programa de brigadistas do Estado do Amazonas, com o pagamento de bolsas a 200 brigadistas nos municípios do Sul do Amazonas. A ação é uma parceria da Sema com o KFW, banco de desenvolvimento alemão.

“Essa formação já tem acontecido em parceria com a Sema, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. É uma atuação integrada com as forças que moram aqui no Estado. Também estão sendo adquiridos os equipamentos para que se possa auxiliar os municípios com resposta rápida. O que a gente quer é integrar as nossa ações aqui do Estado, também com apoio aos municípios do Sul do Estado. Ao todo, serão 12 municípios, com foco em Lábrea, Apuí e Boca do Acre”, ressaltou.

Equipamentos

Durante a cerimônia, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSL), entregou mais de R$ 615 mil em equipamentos que também irão auxiliar no combate ao desmatamento e queimadas ilegais.

São mais de 4,6 mil itens entregues pelo representante estadual que vão ficar disponíveis para as equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM), Defesa Civil do Estado, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSL) entrega novos equipamentos para combater desmatamento e queimadas ilegais (Arthur Castro/Secom)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.