Festival Folclórico de Parintins acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho; Governo do AM dobra patrocínio para bois-bumbás

Anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, nesta sexta-feira, 11, no Teatro Amazonas (Foto: Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Depois de dois anos suspenso por conta da pandemia de Covid-19, o maior festival folclórico do Brasil já tem data para acontecer. O Governo do Amazonas anunciou a 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins para os dias 24, 25 e 26 de junho. A disputa entre Garantido e Caprichoso é a maior fonte de renda do município de Parintins, distante 369 quilômetros da capital do Amazonas.

Governador fez o anúncio das datas do festival no Teatro Amazonas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

O anúncio das datas do festival foi feito na manhã desta sexta-feira, 11, no Teatro Amazonas, e contou com a participação de itens oficiais dos dois bois. “Quero aproveitar aqui, Caprichoso e Garantido, para anunciar também o patrocínio que o Estado do Amazonas vai dar para os bois. Em 2019, o patrocínio foi de R$ 5 milhões. Para esse ano, nós vamos dobrar. Será R$ 10 milhões para Caprichoso e Garantido, serão R$ 5 milhões para cada”, anunciou Wilson Lima.

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O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o apoio ao festival é uma forma de reerguer a economia do município após dois anos sem a realização do evento.

“O festival vai além da festa, ele é fundamental para o desenvolvimento econômico não só do município de Parintins, mas também do Estado, uma vez que ele movimenta uma parcela da economia com a vinda de turistas, a geração de trabalho e renda e com a melhoria estrutural da cidade”, ressaltou Marcos Apolo.

O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, comemorou a volta do festival. “Hoje, milhares de famílias estão voltando. O festival de Parintins é a ‘Zona Franca’ do município. O Caprichoso, junto com o boi contrário, faz a alegria do povo. Graças a Deus o festival está de volta e o Caprichoso está preparado para ser o campeão do maior festival de todos os tempos”, celebrou.

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Antônio Andrade, presidente do Boi Garantido, afirmou que será “o maior festival de todos os tempos”. “Nós vamos precisar de muita ajuda, houve muitas perdas, tivemos uma cheia enorme. Mas tenho certeza que vamos fazer o maior festival de todos os tempos. O Garantindo não parou nesses dois anos. O festival de Parintins é a expressão da nossa alma. Esse festival gera 11 mil empregos diretos e indiretos. É um grande gerador de renda; a cultura é uma indústria, o boi é uma indústria”, comentou.

Aplicativo

Na ocasião, também foi anunciado o lançamento de um aplicativo com informações úteis sobre Parintins e o festival, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Com geolocalização, o aplicativo vai permitir aos usuários ter informações, na palma da mão, sobre hotéis, restaurantes, equipamentos culturais e turísticos, serviços de saúde (farmácias, hospitais), além de informações sobre a cidade e o festival.

Calendário

O governo também anunciou um calendário de atividades que antecedem o festival. No dia 24 de março, será o lançamento do festival na Arena do Bumbódromo, em Parintins; nos dias 25 e 26 de março está programada a realização do Carnaboi, em Manaus, abrindo a temporada que continua com os ensaios dos bumbás, a partir do dia 2 de abril.

Coca-Cola Brasil e o Amazonas

A Coca-Cola Brasil atua há mais de 30 anos, no Amazonas, com a Recofarma, fábrica de concentrados, em Manaus, a maior exportadora do polo de concentrados, e com a fabricante local, a Solar.

A Coca-Cola Brasil trabalha com o desenvolvimento econômico e socioambiental, além de atuar na valorização do Amazonas e no incentivo à cultura com apoio ao Festival Folclórico de Parintins. A contribuição da companhia ao Estado envolve geração de empregos, investimento em capacidade de produção, projetos de compra de matérias-primas locais, capacitação da agricultura familiar e proteção de bacias hidrográficas.

Segundo o diretor de relações governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, a empresa reafirma seu compromisso com a cultura amazonense. Ele explica que o apoio ao Festival Folclórico de Parintins já ultrapassa duas décadas e, nos dois últimos anos, mesmo sem a realização da festa, os artistas e trabalhadores da cultura tiveram o suporte e o apoio da Coca-Cola e do governo para reduzir os impactos negativos da pandemia. Neste ano, o patrocínio da empresa para o festival será de R$ 2,5 milhões, sendo R$ 1,250 milhão para cada agremiação.

“A gente está muito alegre de retomar, levar esperança e alegria para Parintins; e tenho certeza que vamos fazer o maior festival de Parintins de todos os tempos. Isso que a Coca-Cola vai estar apoiando e estar fazendo”, disse Victor Bicca.

A empresa é mantenedora, desde 2009, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio do Programa Bolsa Floresta, que beneficia 40 mil pessoas e foi responsável pela redução em 43% do desmatamento das áreas mapeadas, além de outros projetos socioambientais.

Com isso, nos últimos anos, a Coca-Cola Brasil fortaleceu as cooperativas e associações, no interior do Amazonas, contribuindo para melhorar a logística e a segurança do trabalho e incentivando boas práticas de manejo sustentável com o projeto Olhos da Floresta. O resultado é que 100% do guaraná comprado pela companhia é proveniente do Amazonas.

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