Governo do AM anuncia recriação de secretaria para PCDs e lança carteira de identificação

Wilson Lima anunciou recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, com uma nova estrutura (Reprodução/Internet)

Priscilla Peixoto – Da Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) lançou nesta sexta-feira, 20, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Ciptea) e assumiu o compromisso de recriar a Secretaria da Pessoa com Deficiência, com uma nova estrutura. O anúncio aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasquez, na zona Centro-Sul de Manaus, durante cerimônia de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

“Quero firmar aqui com vocês, no momento em que me for permitido, eu vou recriar a Secretaria da Pessoa com Deficiência. Quero construir com vocês um projeto para atender essas crianças e famílias com conceito novo, dignidade e respeito à pessoa com deficiência. Assumo esse compromisso e logo chamo vocês para apresentar esse projeto com tudo que prevê o conforto das pessoas que necessitam dos serviços da secretaria”, afirmou Lima.

PUBLICIDADE

O governador também entregou um cheque no valor de R$ 6 milhões para organizações da sociedade civil que realizam ações voltadas para pessoas com deficiência, com o intuito de prestar assistência social para PCDs e os familiares. Ainda segundo Wilson Lima, o trabalho realizado pelas organizações e instituições em prol das pessoas com deficiência é fundamental não apenas para os PCDs.

“É muito importante quando a gente trata com as pessoas que estão à frente dessas instituições, elas entendem o que passa no dia a dia de uma pessoa com deficiência. É uma causa muito nobre. É por isso que faço questão de vir aqui e apertar nossos recursos para auxiliar vocês que estão no dia a dia lidando com mães e pais, e chegam onde não conseguimos chegar”, ressalta o governador.

O governador Wilson Lima durante o evento de lançamento da Ciptea (Divulgação/Governo do Amazonas)

Ciptea

A Ciptea vai garantir atendimento prioritário no serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Até o momento, 300 solicitações de pré-cadastro já foram realizadas pelo aplicativo Sasi.

A titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, destacou a real necessidade do documento. “Pode parecer um pequeno objeto de plástico, mas não é verdade. Sabemos aqui que isto é um avanço”, afirmou durante o evento.

Educação e amor

Durante a cerimônia, a secretária de Educação do Amazonas Kuka Chaves ressaltou a importância de se dedicar e cuidar com amor das pessoas com deficiência. “Hoje é um dia muito especial, todos nós sabemos o que é cuidar de um ser tão especial e divino. Na minha família tenho três crianças autistas e sei o que é esse dom e missão de conduzir a vida desses anjos”, declarou a secretária.

A secretária afirmou ainda que a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) entende que o apoio na educação é irrestrito junto às unidades de ensino. Segundo Kuka Chaves, até o final do ano mais professores irão reforçar no atendimento das solicitações das organizações voltada a pessoas com deficiência.

“Nesta semana mais 122 professores e auxiliares de vida vão ser chamados para que possam dar suporte e o governador já autorizou que até o final do ano nós possamos atender a todas as solicitações. Isso não é obrigação, pois esses alunos e crianças tão especiais deveriam ser também atendidas pelo Estado e de forma alguma deixaríamos de apoiá-los”, declarou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.