Governo do AM classifica como fake news informação sobre abertura de valas no interior

Cemitério Tarumã, em Manaus, tomado por crucifixos em covas de vítimas de Covid-19 (Maurício Freire/ Semcom)

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Governo do Amazonas desmentiu nesta segunda-feira, 18, uma informação publicada por um veículo de comunicação que dava destaque sobre suposta sugestão para abertura de valas para o enterro de vítimas da Covid-19 no interior do Amazonas. Segundo nota enviada à REVISTA CENARIUM, o governo esclarece que desde o início da pandemia, mesmo com as dificuldades para obtenção do insumo, a secretaria tem apoiado o município e enviado cilindros de oxigênio para Itacoatiara, que tem gestão plena de saúde.

“A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que não procede a informação de orientação ao município de Itacoatiara para abertura de valas coletivas. A secretaria esclarece que desde o início da pandemia, mesmo com as dificuldades para obtenção do insumo, a secretaria tem apoiado o município e enviado cilindros de oxigênio para Itacoatiara, que tem gestão plena de saúde”, diz trecho da nota.

PUBLICIDADE

A nota informa ainda que tem dado todo o suporte necessário ao município, e um tanque estacionário de oxigênio foi instalado em Itacoatiara pelo Governo do Estado. Além disso, estava na programação a instalação de uma usina de oxigênio em Itacoatiara, mas a Secretaria de Estado de Saúde foi informada que a administração municipal estava adquirindo o equipamento, o que ocasionou o redirecionamento do item para outros municípios com a mesma necessidade.

Vale ressaltar ainda, que o Amazonas é a única unidade da federação do País a ter hospitais em todos os municípios e respiradores em 100% das unidades hospitalares. No interior do Estado a rede estadual dispõe de 1.155 leitos, dos quais 152 Unidades Cuidados Intermediários (UCIs) com suporte ventilatório. A ocupação dos leitos está em 34% entre os leitos de UCIs e 49% em leitos clínicos no interior do Amazonas, no sábado, 16.

Veja nota na íntegra:

VALAS ITACOATIARA

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que não procede a informação de orientação ao município de Itacoatiara para abertura de valas coletivas. A secretaria esclarece que desde o início da pandemia, mesmo com as dificuldades para obtenção do insumo, a secretaria tem apoiado o município e enviado cilindros de oxigênio para Itacoatiara, que tem gestão plena de saúde.

Em virtude da dificuldade de fornecimento de oxigênio por parte da empresa White Martins, responsável pelo serviço, as equipes de Secretaria de Saúde estão monitorando os níveis de abastecimento em todas as unidades para suprir aquelas que entram em estado mais crítico do produto.

Um tanque estacionário de oxigênio foi instalado em Itacoatiara, pelo Governo do Estado. Além disso, estava na programação a instalação de uma usina de oxigênio em Itacoatiara, mas a SES foi informada que a administração municipal estava adquirindo o equipamento, o que ocasionou o redirecionamento do item para outros municípios com a mesma necessidade.

Ainda na tarde de sábado (16/01), agentes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), transportaram de helicóptero, três cilindros de 50 litros, cada, para o município para atender pacientes internados com Covid-19.

Em relação a melhoria na estrutura de atendimento no pós-óbito, a SES reforça que os municípios dispõem de um espaço limitado nos morgues e, considerando a necessidade de manejo adequado, correta identificação, comunicação e orientação às famílias a SES recomendou a administração municipal de Itacoatiara o fortalecimento do serviço para melhor acompanhamento, inclusive psicossocial das famílias enlutadas.

A SES reforça que encaminhou para o executivo municipal, justamente para ações em saúde, cerca de R$ 3 milhões (FTI) em 2020, que somados aos R$ 10 milhões enviados pelo governo federal servem para o fortalecimento de ações de enfrentamento do novo coronavírus.

A secretaria ressalta que, diferente dos demais estados, o Amazonas é a única unidade da federação do País a ter hospitais em todos os municípios e respiradores em 100% das unidades hospitalares. No interior do Estado a rede estadual dispõe de 1.155 leitos, dos quais 152 Unidades Cuidados Intermediários (UCIs) com suporte ventilatório. A ocupação dos leitos está em 34% entre os leitos de UCIs e 49% em leitos clínicos no interior do Amazonas, no sábado (16/01).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.