Governo do AM entrega 12,5 toneladas de alimentos da agricultura indígena
Por: Cenarium*
28 de janeiro de 2025
MANAUS (AM) – O Governo do Amazonas entregou, nesta terça-feira, cerca de 12,5 toneladas de alimentos da agricultura familiar indígena a produtores indígenas e rurais nos municípios de Envira e São Paulo de Olivença (a 1.208 e 985 quilômetros de Manaus, respectivamente). A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
No Estado, as ações do PAA são coordenadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam). O programa tem como objetivo adquirir e fornecer produtos de gêneros alimentícios produzidos em áreas indígenas ou ocupadas por comunidades tradicionais, a fim de proporcionar às famílias da região uma oportunidade para o fortalecimento da agricultura.

“Essa é a determinação do governador Wilson Lima, trabalhar por aqueles que mais precisam. Essas ações mudam a vida do produtor rural. Graças ao Governo do Amazonas, o produtor rural indígena também é contemplado”, afirma o secretário da Sepror, Daniel Borges.
A distribuição de alimentos inclui frutas como goiaba, mamão e banana, além de legumes e hortaliças. Em algumas localidades também são entregues proteínas, como o pirarucu fresco.
Envira
Cerca de 5,5 toneladas de alimentos foram destinados à Casa de Apoio ao Indígena Polo Base Envira e vão contribuir para a alimentação dos pacientes que utilizam os serviços da instituição. Além disso, as doações são distribuídas para indígenas que residem na cidade e em aldeias próximas. Ao todo, cerca de 60 famílias são diretamente beneficiadas.
De acordo com o gerente do Idam de Envira, em exercício, Evanaldo Costa, a iniciativa reflete o impacto positivo do PAA Indígena, que não apenas garante a segurança alimentar, mas também incentiva a produção rural no município.
“Essa entrega é resultado de um esforço conjunto entre o governo e os agricultores, promovendo o bem-estar das comunidades indígenas e valorizando a agricultura familiar da nossa região”, destacou o gerente em exercício.

Além de atender às necessidades alimentares das famílias indígenas, o programa também fomenta a economia local, ao adquirir os produtos diretamente dos agricultores familiares, o que gera renda para os produtores do município.
São Paulo de Olivença
Mais sete toneladas de produtos agrícolas e pescado, adquiridos de 15 produtores familiares e pescadores manejadores locais, para imediata doação dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) modalidade Indígena, foram entregues a dezenas de famílias cadastradas junto ao serviço social do município de São Paulo de Olivença.
Com apoio do Idam, a entrega foi coordenada pelo gerente da Unidade Local, Elian Éric Martins Flores, que destacou a ação no município como “de grande relevância para garantir alimento na mesa de muitas famílias, cuja necessidade se agravou a partir do fato de terem sido atingidas diretamente pelos efeitos da estiagem na região”.

Um total de 5.667,06 quilos de produtos agrícolas, como banana, mamão, limão, macaxeira, pupunha, goiaba, jerimum, pimentão, cana, tucumã, goma de tapioca, farinha de mandioca e duas toneladas de pirarucu fresco foram entregues às famílias beneficiadas, adquiridos junto a 15 dos 63 produtores cadastrados junto ao PAA Indígena no município.
A produtora Reneide Bicharra dos Santos agradeceu pelo apoio que os produtores recebem para comercialização de seus produtos em suas próprias áreas. “Sem esta ajuda que chega até nós, que estamos muito distantes da capital, a gente não ia conseguir vencer as dificuldades que a estiagem nos causou”, disse a produtora da etnia Tikuna.