Governo do AM envia mais 200 bombeiros para combate a incêndios no interior do Estado


26 de agosto de 2024
Governo do AM envia mais 200 bombeiros para combate a incêndios no interior do Estado
Wilson Lima envia mais 200 homens ao interior do Estado (Reprodução/Secom AM)
Carol Veras – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Cerca de 200 membros do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram enviados ao interior do Estado nesta segunda-feira, 26, pelo governador Wilson Lima (União Brasil). Os oficiais foram direcionados aos municípios de Autazes, Manaquiri e Careiro da Várzea, distantes 113, 60 km e 25 quilômetros de Manaus, respectivamente.

Também foram designados bombeiros para o sul do Estado, concentrando-se nas áreas com maior número de focos de incêndios registrados, como os entornos de Apuí e Novo Aripuanã, a 453 e 227quilômetros da capital.

A gestão estadual também enviou 12 viaturas e 12 veículos do tipo pick-up para o combate às queimadas. Ao todo, somam-se 600 combatentes a postos. “Do total de homens, 500 já estão em campo trabalhando”, ressalta o mandatário.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (Reprodução/Secom AM)

Os agentes são finalistas do curso de preparação, resultado de um concurso realizado pelo Estado. Essa é uma resposta aos quatro mil focos de calor registrados entre abril e agosto deste ano, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Como solução aos efeitos das queimadas a longo prazo, o governador enfatizou que está em contato direto com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabricio de Oliveira Galvão, com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho, com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e com outros ministérios do governo Lula (PT) para encontrar soluções práticas no combate aos impactos climáticos no Amazonas.

“No ano passado, nós tivemos entre 25% e 30% de desabastecimento. Quando isso acontece, o preço dos produtos sobe e, quem acaba pagando por isso no final das contas, é o consumidor”, alerta o mandatário estadual.

Repressão

O Governo do Estado está realizando ações conjuntas com o Ipaam, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o CBMAM para reprimir as queimadas. Até o momento, foram embargados cerca de 16 mil hectares, 161 pessoas foram detidas. Conforme Lima, foram aplicadas multas que somam o equivalente a R$ 83 milhões.

“Mas é preciso entender que só esse trabalho de repressão não resolve, porque ele tem um limite”, destaca o gestor, que defende a montagem de brigadas como concluído em 21 municípios. O governo também projeta soluções alternativas para o produtor rural não recorrer aos incêndios provocados, como usar “adubo verde” e investir em mecanização.

Outras ações

Em junho, o Governo do Amazonas lançou a Operação Aceiro 2024, que destinou 60 militares do Corpo de Bombeiros para o combate às queimadas na região sul do Estado. Para prevenir incêndios em 2024, a operação conta com quatro novas viaturas para os bombeiros, equipamentos de proteção individual e o uso de um aplicativo para aprimorar o monitoramento e a operação dos agentes no interior do Estado, o iFire.

“No ano passado, nós tivemos uma situação bem severa de estiagem. Tivemos problemas de pessoas sem acesso a alimento, água potável, dificuldade na atividade econômica porque os rios baixaram muito, dificultando a navegação e agravando as queimadas e desmatamentos”, afirmou o governador Wilson Lima, em uma coletiva realizada no dia 3 de junho.

Bombeiro em combate a incêndio (Reprodução/Secom-AM)

Leia também: Governo do AM diz que 80% das queimadas são causadas por ações criminosas
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.