Governo do AM firma parceria com Fiocruz para instalar posto avançado de saúde em Tabatinga


14 de outubro de 2020
Governo do AM firma parceria com Fiocruz para instalar posto avançado de saúde em Tabatinga
Um Termo de Cooperação entre a fundação e a SES-AM foi assinado para promover projetos em pesquisa, assistência e educação continuada. (Divulgação/ SES-AM )

Da Revista Cenarium*

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, participou de uma reunião, na tarde de terça-feira,13, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para discutir novas parcerias entre a Fiocruz e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Na pauta, o secretário tratou com o vice-presidente da Fiocruz, Mário Santos Moreira, e com o chefe de Gabinete da Presidência da instituição, Valcler Rangel Fernandes, de um Termo de Cooperação entre a fundação e a SES-AM para projetos em pesquisa, assistência e educação continuada. Entre as ações está a instalação da primeira Sala de Situação de Saúde na Fronteira. O piloto será implementado no município de Tabatinga. “Faremos em Tabatinga um posto avançado de vigilância epidemiológica”, destacou Marcellus.

Segundo o secretário, a sala de situação permite eficiência nas ações de assistência e prevenção na área epidemiológica. O projeto envolve outros parceiros, como o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

“Mantivemos a relação permanente, firme do Governo do Estado do Amazonas com a Fiocruz, que certamente irá consolidar uma parceria que já é histórica e se estenderá por muito mais tempo”, destacou Marcellus, após a reunião.

Capacitação

Outra pauta discutida na reunião que a SES-AM espera inserir no termo de cooperação com a fundação é a possibilidade de capacitação de trabalhadores da saúde no interior do Amazonas.

A Fiocruz está com seis cursos de especialização, um de mestrado e 100 cursos de atualização nos municípios, abertos. A secretaria tem uma proposta de criação da Escola de Saúde Pública do Estado e a ideia é agregar a cooperação da Fiocruz a este projeto.

Marcellus também discutiu com a Fiocruz uma parceria para apoio no diagnóstico de Covid-19 em pacientes testados em Manaus, por meio dos laboratórios da fundação. O Amazonas se prepara para realizar 300 mil testes na capital.

Outro assunto da pauta de reuniões foram parcerias para pesquisas em produção de fármacos no Polo Industrial de Manaus e em educação permanente por meio de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado da Fiocruz.

(*) Com informações da Secom-AM

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.