Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
26 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Governo do Amazonas anunciou nesta terça-feira, 7, que reduziu o período de intervalo para a população tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 no Estado. O anúncio faz parte da “MegaVacinação” que vai intensificar a imunização contra a doença em todos os 62 municípios amazonenses devido ao “alto risco” da disseminação da variante Ômicron.

Agora, quem foi vacinado com a segunda dose do imunizante há quatro meses ou mais pode tomar a dose de reforço. Antes o período estipulado era cinco meses ou mais. Também, os vacinados com o imunizante dose única há dois meses ou mais já estão liberados para tomar a dose de reforço.

“A partir de amanhã (quarta-feira, 8), quem tomou a segunda dose no período superior a quatro meses pode tomar a sua dose de reforço. Quem tomou a dose única, a Janssen, em um período superior a dois meses também tem a necessidade de tomar a segunda dose, a dose de reforço”, explicou o secretário estadual de Saúde Anoar Samad.

A “MegaVacinação” será feita em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e prefeituras. A estratégia prevê avançar em até 20% a cobertura vacinal dos municípios durante a campanha, respeitando a especificidade de cada localidade.

“Amanhã se inicia (a ação) chamando os 62 municípios para falarem sobre a estratégia, por exemplo: se o município entender que o maior fluxo de pessoas são nos supermercados, vão ter pontos de vacinação em supermercados; se for de casa em casa, a busca ativa vai ser de casa em casa, explicou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária – Dra. Rosemary Costa Pinto, Tatyana Amorim.

Carreta da vacinação

Ainda nesta terça-feira, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou outra ação da campanha em Manaus. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Lima informou que uma carreta vai estar, a partir desta quarta-feira, nos bairros da capital para vacinar a população. No primeiro momento, a carreta estará no Centro da cidade.

“Em Manaus, nós vamos com a Carreta Vacina Amazonas nos bairros. E você não perca essa oportunidade para se vacinar. A vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19”, disse Lima.

Veja o vídeo do governador Wilson Lima:

(Divulgação)