Governo do AM retoma vacinação de adolescentes sem comorbidades

Decisão da retomada ocorreu após um conselho analisar o contexto que envolve a orientação do Ministério do Saúde (Altemar Alcântara/Semcom)

Priscilla Peixoto – Da Cenarium*

MANAUS – Após suspender a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades na tarde dessa quinta-feira, 16, o governo do Estado decidiu retomar, a partir deste sábado, 18, a aplicação dos imunizantes nesta faixa etária. A decisão foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 17, no Auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o secretário de Saúde, a decisão da retomada se deu após um conselho analisar o contexto que envolve a orientação do Ministério do Saúde em suspender as doses. Conforme Anoar, estudos realizados pela comunidade científica foram levados em consideração.

PUBLICIDADE

“No Brasil inteiro foram mais de três milhões e meio de doses aplicadas neste público-alvo, em Manaus, quase 70% dos adolescentes foram vacinados. Tivemos notas de sociedades, da própria Anvisa, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde [Conass], da sociedade de infectologia e de outros. Convocamos hoje uma reunião extraordinária e a decisão foi unânime. Todos os secretários municipais do Estado do Amazonas e a Secretaria do Estado de Saúde concordaram em continuar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos”, declarou o secretário.

Decisão foi anunciada, nesta sexta-feira, 17, em coletiva de imprensa (Reprodução/Gabriel Abreu)

Orientação do Ministério da Saúde

Na tarde dessa quinta-feira, 16, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou a suspensão de vacina contra a Covid-19 para os adolescentes. Em nota divulgada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, a pasta recomendou que a aplicação das doses seja apenas para os adolescentes de 12 a 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Uma das alegações do ministério quanto a orientação é de que os benefícios da vacinação no público sem comorbidades ainda não estão bem definidos. O ministério alega também que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades. Entretanto, não há publicações da própria OMS, de forma oficial, que orientem a não imunização dessa faixa etária.

Sobre o assunto em questão, o Conass, atuante nas decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, afirma que a vacinação dos adolescentes é necessária e segura. No Amazonas, a vacinação dos adolescentes começou no dia 14 de agosto e, de acordo com o secretário de Saúde, continuarão sendo aplicadas as primeiras doses. “Retornaremos normalmente a partir de amanhã as vacinações e, como elas começaram há pouco tempo, continua ainda o processo da primeira dose”, finalizou o secretário.

De acordo com secretário de Saúde Anoar Samad, em Manaus, quase 70% dos adolescentes foram vacinados (AFP/Jack Guez)

(*) Colaborou o repórter Gabriel Abreu

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.