Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
10 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da assessoria

MANAUS – O Governo do Amazonas abriu, nessa terça-feira, 27, o Cadastro Estadual de Cultura. O registro, que pode ser feito em cultura.am.gov.br, é necessário para solicitação do auxílio emergencial, disponibilizado pela gestão de Wilson Lima para os trabalhadores da Cultura que estão em situação de vulnerabilidade devido à pandemia.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, podem se inscrever no cadastro trabalhadores que exercem atividades relativas à produção, difusão ou fornecimento de bens ou serviços culturais necessários à cadeia produtiva da cultura.

“Para fim de solicitação do auxílio, os trabalhadores têm dez dias para se cadastrar mas, o cadastro continuará aberto, porque será a base de dados da cadeia produtiva da cultura e economia criativa do Amazonas; e também se tornará a plataforma oficial para diversas atividades promovidas pelo Governo do Amazonas, como inscrições em editais, chamadas públicas e outros instrumentos convocatórios”, destaca o titular da pasta.

Para realizar o cadastro é necessário preencher um questionário socioeconômico e ter os seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, comprovante de residência, portfólio (fotos de atividades exercidas no setor cultural, matérias veiculadas na imprensa); declaração de órgão público, associações culturais e/ou empresas de eventos informando que o solicitante presta serviços artísticos e culturais e que faz parte da cadeia produtiva; entre outros documentos que comprovem a atuação na área artística e de economia criativa por no mínimo dois anos.

Sobre o auxílio emergencial

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou, nessa terça-feira, 27, um pacote de ações em apoio à cultura e economia criativa, setor fortemente impactado pela pandemia de Covid-19, e sancionou a lei que cria o Auxílio Estadual no valor de R$ 600, dividido em três parcelas, para trabalhadores desse setor e das áreas do esporte e turismo. Aproximadamente 13 mil pessoas deverão ser beneficiadas com o auxílio. Todas as informações e critérios para receber o auxílio estão disponíveis no endereço eletrônico auxilio.am.gov.br.