Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Da Revista Cenarium*

MANAUS – A Brigada de Incêndios Florestais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus recebeu, neste domingo, 26, equipamentos para auxiliar no combate às queimadas e aos incêndios florestais na região. O material foi entregue pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), na sede da Associação de Moradores e Entorno da RDS Piagaçu-Purus (Amepp), no município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus).

Ao todo, 132 equipamentos, entre abafadores de fogo, foice, ancinho, botas, lanternas, capacetes, luvas protetoras, entre outros itens de segurança, vão auxiliar a brigada da Unidade de Conservação (UC) no período de estiagem, onde tradicionalmente os índices de focos de calor aumentam na região.

Para o brigadista da RDS Piagaçu-Purus, Raimundo da Mota, 47 anos, os materiais são de grande importância no momento de atender as ocorrências de incêndio não só dentro da UC, mas também nas áreas do entorno.

“Quando tivemos a formação, em 2015, aprendemos várias técnicas para controlar os incêndios, mas também de salvamento dos nossos colegas em situações de emergência. Na hora que me chamarem para apagar o fogo, eu estarei pronto para atender”, destacou o brigadista.

Os materiais foram doados, no início do ano, para a Sema pela WWF-Brasil. Segundo o coordenador do programa Agentes Ambientais Voluntários (AAV), Abraham Benayon, a ação está inserida na campanha de prevenção ao fogo do Núcleo de Educação Ambiental da Sema.

“Realizamos, além da entrega dos equipamentos, uma sensibilização com os comunitários presentes sobre os perigos do uso do fogo nesta época do ano. Os kits de combate às queimadas são uma forma de fortalecer a mensagem de prevenção”, disse o coordenador dos AAV.

Brigada RDS Piagaçu-Purus – Em 2015, a Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), promoveu a formação de 30 comunitários em brigadistas de incêndios florestais. Os brigadistas são representantes dos sete setores da RDS Piagaçu-Purus e atuam no combate às queimadas, nas 63 comunidades da região.

Nasa detecta queimadas

Na última semana, a REVISTA CENARIUM mostrou que um satélite da Agência Americana de Aeronáutica e Espaço (Nasa) monitora simultaneamente vários focos de incêndio ao redor do planeta, colocou em destaque o avanço de queimadas ilegais na região de Apuí (a 408 quilômetros de Manaus, no Sul do Amazonas). Os dados foram acessados na quinta-feira, 23.

(*) Com informações da assessoria