Governo federal discute políticas públicas para juventude negra no AM


30 de julho de 2023
Governo federal discute políticas públicas para juventude negra no AM
Orientadora pedagógica com adolescentes (Lincoln Ferreira/Sejusc)
Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – O Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria-Geral chega em Manaus nesta segunda-feira, 31, para ouvir e discutir políticas públicas que contribuam para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva. A iniciativa é uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O encontro acontece no Centro de Convenções dos Povos da Amazônia até a terça-feira, 1°, a partir das 9h. A ideia é que se formule políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra.

Entre os temas discutidos estão: segurança pública e acesso à Justiça; esporte; educação; trabalho, emprego e renda; promoção da saúde; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; e garantia do direito à cidade e valorização dos territórios.

A titular da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa da Sejusc, Camila Reis, explica que jovens de movimentos sociais poderão contribuir com o plano, e que a Caravana é importante tanto para o Estado quanto para a sociedade civil, pois com isso é possível alinhar as demandas e garantir os direitos da juventude negra.

“Essa proximidade do Ministério, secretarias, juventude e movimento negro colabora para que consigamos garantir que as políticas públicas sejam, de fato, garantidas. E o público fica convidado para participar da elaboração do Plano da Juventude Negra Viva. Além das inscrições estarem abertas, no dia teremos credenciamento se a pessoa não conseguir realizar de forma on-line”, reforça Camila.

O resultado do processo de interação e escuta ativa durante as caravanas subsidiará a construção do Plano Juventude Negra Viva, que está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído por meio do Decreto N° 11.444, de 21 de março de 2023.

O GTI visa garantir a transversalidade do Plano Juventude Negra Viva nas políticas públicas federais e seus desdobramentos nas ações estaduais, por meio da proposição de diretrizes, estratégias orientadoras, ações e medidas que irão compor o Plano.

Leia mais: Seleção feminina brasileira perde para França em segundo jogo da Copa
(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.