Governo Federal lança Campanha Nacional de Multivacinação; saiba locais em Manaus

A prioridade será a prevenção do sarampo e da poliomielite (Reprodução/ Internet)

Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – O Governo Federal lançou na sexta-feira, 2, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas de crianças e adolescentes e na vacinação de crianças contra a poliomielite. A mobilização começa na próxima segunda-feira, 5, e vai até 30 de outubro. O objetivo é imunizar mais de 11,2 milhões de pessoas e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Crianças menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses) deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

PUBLICIDADE

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, destacou que, com essa mobilização, o Brasil reafirma seu compromisso internacional em manter o Brasil livre da poliomielite. Desde 1990, o país não detecta casos da doença e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No cenário internacional, hoje existem dois países endêmicos para a doença: Paquistão e Afeganistão.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas incompletos também devem comparecer aos postos de vacinação. A meta do Ministério da Saúde é alcançar, pelo menos, 95% do público-alvo.

Campanha em Manaus

A Prefeitura de Manaus também dará início à campanha contra poliomielite e de multivacinação, nesta segunda, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação seguirá até o dia 30 de outubro, com as vacinas disponíveis em 168 pontos de atendimento da capital.

Veja lista com endereço das salas de vacinação:

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, por conta da pandemia, os jovens poderão ter apenas um acompanhante para ir até a unidade de saúde, para evitar aglomerações. Ele informou que as vacinas protegem contra doenças graves, desde febre amarela até meningite, sarampo, hepatite e outras.

(*) Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.