Governo lança serviço multidisciplinar para crianças autistas


Por: Cenarium*

14 de março de 2025
Governo lança serviço multidisciplinar para crianças autistas
As unidades estarão localizadas em diferentes zonas de Manaus e contarão com uma equipe multidisciplinar (Divulgação/Secom)

MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima lançou, nesta sexta-feira, 14, o serviço multidisciplinar que será implementado na rede de saúde para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Centros de Atenção Integral à Criança (Caics). As unidades estarão localizadas em diferentes zonas de Manaus e contarão com uma equipe multidisciplinar para promover o desenvolvimento infantil. O anúncio foi feito durante a reinauguração do Caic Alexandre Montoril, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

De acordo com o governador, a iniciativa reforça o compromisso com a atenção integral às crianças com TEA, oferecendo suporte especializado para o desenvolvimento e a inclusão social.

É a certeza que a gente está no caminho certo de prover atendimento a essas famílias, sobretudo para essas crianças que possuem uma condição diferenciada e precisam de atenção. Isso é o compromisso de continuar trabalhando para fazer o atendimento a essas famílias que mais precisam”, disse Wilson Lima.

Método

Com previsão de início da primeira unidade a funcionar a partir de junho de 2025, o atendimento será baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um método cientificamente comprovado que auxilia pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais, comunicativas e de autocuidado.

Além disso, as crianças terão acesso a acompanhamento especializado em áreas como psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, psicomotricidade, neuropediatria e/ou neuropsiquiatria.

Os serviços incluirão atendimento individualizado, treino de habilidades sociais, motoras e pré-acadêmicas, além da integração sensorial e do treino de atividades de vida diária. As unidades serão instaladas nos bairros Jorge Teixeira (zona Leste), Comunidade Mundo Novo (zona Norte) e Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

A ideia é oferecer o atendimento em três unidades, e o primeiro será no Caic José Contente, na zona leste. O segundo centro a atender na modalidade será o Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está em fase de conclusão e vai passar por adaptação. O terceiro será o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10, já reformado e que também vai passar por readequação de seus espaços.

O Caic TEA também traz tecnologias diferentes do cuidado, onde a gente vai desenvolver junto com equipe multiprofissional todas as habilidades que passam pela parte motora e intelectual, olhando também a família e o cuidado integral à criança”, explicou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Leia mais: Wilson Lima assina ordem de serviço para obras do Prosai Parintins
(*) Com informações da Secom

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.