Governo pede à Agência Nacional de Vigilância Sanitária que avalie liberação de autoteste de Covid-19

A autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19 (Reprodução/ Divulgação)

Com informações do Folha de São Paulo

BRASÍLIA — O Ministério da Saúde solicitou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise o uso do autoteste no Brasil. Esse tipo de teste de Covid não é autorizado no País por causa de uma resolução da Anvisa de 2015.

Segundo a nota do Ministério da Saúde, a autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social.

PUBLICIDADE

Um resultado de autoteste positivo significa que o teste detectou o vírus e é muito provável que o indivíduo tenha a infecção, proporcionando rápido isolamento e reforço de medidas de prevenção. Os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos.

Eles podem ser usados caso os indivíduos apresentem sintomas de Covid-19 ou tenham sido expostos ao vírus Sars-CoV-2.A Anvisa disse, em nota, que até o momento não registrou no sistema o recebimento da nota técnica do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.