Granizo na Amazônia: fenômeno destelha casa e assusta moradores no Amazonas

Ao todo, 21 casas foram atingidas, prejudicando assim, 62 pessoas de 21 famílias, segundo a Defesa Civil de Manacapuru (Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um forte temporal atingiu o município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) nessa segunda-feira, 5, e causou diversos transtornos para moradores, que chegaram a registrar chuva de granizo. Ao todo, 21 casas foram atingidas, prejudicando assim, 62 pessoas de 21 famílias, segundo a Defesa Civil da cidade.

A Defesa Civil do Estado informou que o órgão está coletando informações sobre os prejuízos ocasionados pela chuva. Ainda de acordo com autoridades, uma pessoa ficou ferida.

PUBLICIDADE

Imagens de casas destelhadas foram compartilhadas pelas redes sociais. Na comunidade Lago Pesqueiro, no Rio Solimões, região localizada em frente à Manacapuru, a moradora Lúcia Rodrigues disse que a chuva destruiu residências de madeira.

“Pedimos das autoridades que ajudem essas pessoas que ficaram com suas casas destruídas, autoridades de Manacapuru”, disse Lúcia em uma publicação no Facebook.

Esta casa teve o telhado arrancado pelo vento (Arquivo)

O fenômeno tropical é um tipo de precipitação (chuva) que cai em formato de gelo sólido em pedaços pequenos. Quando muito intensa, a chuva de granizo pode causar danos em imóveis e atingir pessoas.

Conforme o geólogo e ambientalista da WS Brasil, Carlos Durigan, os meses de setembro e outubro costumam registrar um período chuvoso mais intenso na região amazônica.

“Nuvens carregadas podem chegar até dez quilômetros de extensão e gerar tempestades. Em alguns casos pode chover até granizo”, disse o ambientalista.

Veja mais imagens do temporal:

Além de casas, a ventania chegou a arrancar árvores (Arquivo)
O fenômeno destelhou casas (Arquivo)
Moradores publicaram imagens nas redes sociais (Arquivo)
A forte chuva deixou prejuízos (Arquivo)
A Defesa Civil de Manacapuru esteve no local para fazer levantamento dos prejuízos (Arquivo)
Telhado desta residência foi arremessado (Arquivo)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.