‘Grito de resistência’, diz Eliane Potiguara sobre origem do conceito de corpo-território


Por: Bianca Diniz

16 de junho de 2025
‘Grito de resistência’, diz Eliane Potiguara sobre origem do conceito de corpo-território
A pesquisadora Eliane Potiguara (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

MANAUS (AM) – A primeira escritora indígena do Brasil, professora, ativista e Doutora Honoris Causa Eliane Potiguara relembrou, no programa Cenarium Entrevista, a origem do conceito de corpo-território, estabelecido pela pesquisadora no livro “Metade Cara, Metade Máscara”, publicado em 2004.

Em entrevista à jornalista Paula Litaiff, a autora afirmou que o conceito surgiu antes mesmo da publicação, como um grito de resistência às violências que enfrentou. “Minha aldeia é meu corpo espiritual, é meu corpo, é minha ancestralidade, é o meu corpo terra, é o meu corpo mãe”, explicou a escritora.

Eliane Potiguara também relatou ter sofrido perseguição política, violência física, moral e psicológica ao liderar projetos que resgatavam a identidade indígena em comunidades desarticuladas culturalmente. “Meus filhos foram extremamente prejudicados por esse contexto”, revelou.

Assista à entrevista completa:

Editado por Marcela Leiros

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.