‘Grito Rua’ leva arte aos locais públicos para falar de justiça climática


Por: Cenarium*

07 de maio de 2025
‘Grito Rua’ leva arte aos locais públicos para falar de justiça climática
O projeto "Grito Rua - Clima e Cultura" foi lançado pela AIHHUAM - Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia em parceria com o Instituto Cultura, Comunicação e Incidência (ICCI) (Reprodução/Cenarium)

MANAUS (AM) – O projeto Grito Rua – Clima e Cultura, lançado pela AIHHUAM – Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia em parceria com o Instituto Cultura, Comunicação e Incidência (ICCI), está com edital aberto para selecionar dez coletivos artísticos do Amazonas que serão fortalecidos por meio de formação, apoio financeiro direto e imersão cultural.

O projeto tem como objetivo transformar a arte produzida nas periferias em uma ferramenta concreta de mobilização climática, reconhecendo que os impactos da crise ambiental afetam com mais intensidade os territórios socialmente vulnerabilizados.

Cultura e clima como forças de transformação

O Grito Rua – Clima e Cultura parte da premissa de que arte é ação política e que a cultura de base pode (e deve) ser protagonista na construção de soluções sustentáveis. Com isso, os coletivos selecionados participarão de uma trilha formativa com 8 aulas online sobre ativismo climático, produção cultural e mobilização de base. A formação será seguida por uma imersão presencial em Manaus, reunindo participantes de diferentes municípios do estado para troca de experiências, oficinas e construção coletiva de estratégias de ação.

Uma iniciativa da base para a base

A AIHHUAM é uma organização cultural sediada em Manaus que nasceu da cultura hip-hop e hoje atua de forma interseccional em diversos segmentos das artes urbanas e periféricas, sempre com foco no fortalecimento de coletivos, juventudes e territórios. Já o ICCI – Instituto Cultura, Comunicação e Incidência, é um articulador nacional que atua com foco em comunicação estratégica para impulsionar mudanças nas áreas de clima, democracia e justiça.

Como participar

O edital está disponível para consulta e as inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/gritorua-edital

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.