Paulo Guedes diz que pode subir faixa de isenção da taxação de dividendos


23 de julho de 2021
Paulo Guedes diz que pode subir faixa de isenção da taxação de dividendos
Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa do evento Reformas em Debate na CNI Brasília ( Edu Andrade/Ascom/ME)

Com informações do O Globo

BRASÍLIA – O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nessa quinta-feira, 23, que pode subir a faixa de isenção da taxação de dividendos prevista na reforma do Imposto de Renda para não mexer com “dentista, médico, profissional liberal”.

Essas categorias seriam afetadas com a cobrança de imposto sobre dividendos e pressionam por mudanças na proposta apresentada pelo governo ao Congresso.

“Quero agradecer o apoio de todo mundo que está nos ajudando, levando sugestões, dizendo “ó cuidado que isso aqui isso é errado”. Eu começo as conversas sempre muito francamente, e falo: pessoal pago 20% do dividendo. “Ah não, mas vai pegar os profissionais liberais”. Isenção até R$ 20 mil, pronto. Se precisar até subir um pouquinho, sobe mais um pouco”, disse o ministro, em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A reforma em discussão na Câmara prevê uma taxa de 20% sobre dividendos, mas estabelece uma faixa de isenção de R$ 20 mil mensais. Essa faixa é voltada exclusivamente para empresas pequenas e médias, como as do Simples e do MEI.

Profissionais como médicos e advogados costumam receber seus vencimentos por meio de dividendos, que são isentos desde 1995. Por isso, a sua taxação afeta essas categorias.

“Não quero mexer com dentista, médico, profissional liberal, não é isso. Não queremos atingir a classe média, nada disso. Queremos tributar os mais afluentes e desonerar as empresas e os assalariados”, disse Guedes.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.