‘Guerra de bonés’: oposição ignora dados econômicos da gestão Bolsonaro


Por: Jadson Lima

04 de fevereiro de 2025
‘Guerra de bonés’: oposição ignora dados econômicos da gestão Bolsonaro
Parlamentares da base governista e de oposição durante 'guerra de bonés' (Composição Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Desde o último sábado, 1°, parlamentares da base do Governo Lula e ministros de Estado começaram a usar bonés com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros”, em resposta a políticos bolsonaristas que adotaram o acessório em apoio ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Em reação ao governo brasileiro, deputados e senadores de oposição passaram a usar bonés com a frase “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.

Ministros de Lula e parlamentares usaram boné com “O Brasil é dos brasileiros” (Reprodução/Redes Sociais)

A frase usada pelos parlamentares de oposição ignora dados sobre o impacto da inflação de alimentos durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Um levantamento da Folha de São Paulo, realizado em 2023 com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, apontou que a inflação média dos alimentos subiu 56,6% durante os quatro anos do governo do ex-presidente (2019-2022).

Bolsonaristas reagem e usam boné “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026” (Redes Sociais)

Durante esse período, os preços de alimentos essenciais dispararam. A cebola teve alta de 189%, o óleo de soja subiu 164%, a batata, 110%, o feijão, 109%, e o fubá, 111%. O mamão também apresentou alta de mais de 100% no período. O brasileiro que procurou acém no mercado pagou 94% a mais entre 2019 e 2022. Já quem optou pela picanha viu o preço aumentar 52%.

Uma das imagens que mais viralizaram durante o governo Bolsonaro foi registrada em 2021, em Cuiabá (MT), na qual mostra pessoas em uma fila esperando para receber doação de ossada bovina de um açougue, localizado no Bairro CPA 2 da capital mato-grossense. Na época, dezenas de pessoas formaram uma fila para receber o alimento.

Pessoas aguardam na fila doação de ossos no MT (Reprodução/TV Centro América)

Em entrevista ao g1 na época, a dona de casa Brazilina Paulo de Souza foi até o local com a filha dela e a prima, porque estava passando por dificuldades financeiras e não é sempre que conseguiam comprar alimentos. Ela era uma das dezenas de pessoas que se aglomeravam no local, formando uma fila.

Presidente da Câmara critica embate

Nesta terça-feira, 4, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu ao uso de bonés por aliados de Lula e a oposição no Congresso Nacional. Em uma rede social, o chefe da Casa Legislativa afirmou que “o boné serve pra proteger a cabeça do sol, e não pra resolver os problemas do País”.

Tweet do novo presidente da Câmara dos Deputados (Reprodução)

De acordo com Motta, a classe política brasileira precisa ter “a cabeça aberta” para “pensar em como ajudar o Brasil a ir pra frente”. A postagem de Hugo Motta ocorreu horas após o próprio presidente da República usar o acessório.

Leia mais: Para reduzir desgaste político com economia ruim, Bolsonaro penaliza Estados, municípios e ZFM

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.