Haitiano morto em latrocínio morava em Manaus há dez anos
Por: Ana Pastana
28 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – Rodrigue Jocelyn, de 36 anos, esposo e pai de três filhos, de nacionalidade haitiana, vendedor ambulante no Terminal de Integração 2 (T2), no bairro da Cachoeirinha, na Zona Sul de Manaus, trabalhava como motorista de aplicativo para ter uma renda extra. Esse era o homem que foi assassinado a tiros na tarde dessa quinta-feira, 27, após ser abordado por criminosos no momento da fuga de um assalto a uma joalheria no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste da capital.
Segundo informações de testemunhas que estavam no local, dois criminosos, que não foram identificados, foram surpreendidos por um segurança armado durante um assalto em uma loja de joias. No momento da fuga, houve uma troca de tiros; nesse momento, os homens abordaram a vítima, que passava pelo local.
No Instagram, a enteada da vítima publicou alguns registros do padrasto com a irmã mais nova. À CENARIUM, a mulher disse que Rodrigue era um “homem trabalhador, íntegro e pai de família”. Ela também compartilhou sobre a preocupação com a irmã que perdeu o pai, de forma prematura, para violência da cidade. “Ela amava tanto esse pai dela. A mana e a mãe sempre estarão aqui cuidando de você igual o seu pai cuidava“, disse.

A família está precisando de ajuda financeira para arcar com os custos do velório da vítima. De acordo com enteada, a mãe, Shirley Lopes, e o padrasto eram vendedores ambulantes e não tem condições de arcar com os custos fúnebres.
“Como muitos já sabem, o Rodrigue é meu padrasto, sempre trabalhou ao lado da minha mãe para sustentar os três filhos que ainda são menores. Minha mãe é camelô no T2 e é de lá que tira o seu sustento e da nossa família. No momento, estamos arrecadando dinheiro para ajudar a custear os gastos fúnebres, ainda não foi decidido sobre o velório pois ainda não foi pago o valor restante. Toda e qualquer ajuda é bem-vinda, desde já, agradeço o apoio de todos e Deus abençoe“, escreveu.
Segundo a enteada, a mãe foi a responsável por dar à notícia para a filha mais nova. “Ela tá bem mal, acordei de madrugada com ela chorando, deu a notícia para minha irmã de manhã“, disse.
Aos interessados que puderem ajudar à família da vítima com os custos do velório, podem enviar qualquer valor através da chave Pix: (92) 9 8139-0585 – Shirley de Sousa Lopes.
O caso
Em imagens que circularam em grupos de mensagens do WhatsApp, registrados por testemunhas, mostra o momento em que Rodrigue é parado por um dos criminosos que abre a porta do veículo, de modelo Gol, de cor branca, com placa não identificada. Nesse momento, é possível notar uma luta corporal entre o motorista de aplicativo e o assaltante. Em seguida, nas imagens, é possível ouvir barulhos de disparos de armas de fogo. Os assaltantes conseguem fugir do local levando o veículo.
A vítima foi encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi dada como anemia aguda hemorrágica, lesão hepática, ação perfurocontundente.
A CENARIUM entrou em contato com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para solicitar mais informações sobre o crime e aguarda retorno.