Homem morre após guindaste tombar em montagem de árvore de Natal em Manaus


Por: Ana Pastana e Marcela Leiros

23 de novembro de 2025
Homem morre após guindaste tombar em montagem de árvore de Natal em Manaus
Guindaste que estava operando na montagem da árvore de Natal no Largo São Sebastião tomba e deixa um trabalhador morto (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – Um trabalhador identificado como Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de idade não confirmada, morreu após um guindaste que fazia a instalação da árvore de Natal no Largo de São Sebastião, bairro Centro, Zona Sul de Manaus (AM), neste domingo, 23, tombar. Ele estava na lança do equipamento quando o acidente aconteceu. Henes Libório Ramos, também operário que estava no local, ficou ferido e segue internado em quadro estável.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o caminhão modelo munck fica com uma parte da estrutura natalina erguida. Em seguida, o guindaste perde sustentação e tomba. O trabalhador, que estava erguido junto com a estrutura, despenca e some em meio à estrutura da árvore. Outro ângulo mostra um homem vestido de Papai Noel pulando do guindaste no momento em que a estrutura vira para o lado.

Após o acidente, imediatamente, pessoas e outros trabalhadores que estavam no local tentam resgatar as vítimas. Dois carros do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) que estavam próximo ao Largo de São Sebastião foram acionados para fazer os primeiros atendimentos às vítimas.

Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) confirmou que o acidente deixou duas vítimas e que as informações preliminares apontam para uma possibilidade de falha operacional como causa do acidente. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um Inquérito Policial (IP).

Ainda segundo nota da secretaria, a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação, o que será entregue aos órgãos competentes.

A árvore de Natal faz parte da decoração natalina montada anualmente pela pasta. O Governo do Amazonas lamentou o ocorrido e informou que está prestando toda a assistência às vítimas e famílias.

Governador lamenta

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), se manifestou sobre o acidente no Largo de São Sebastião e afirmou que as famílias das vítimas terão assistência do governo. “Lamento profundamente o acidente ocorrido durante a montagem da árvore de Natal no Largo de São Sebastião. Minha solidariedade e minhas orações estão com as famílias das vítimas – que trabalhavam na montagem, que estão recebendo toda a assistência do Governo do Amazonas“, disse, nas redes sociais X e Instagram.

Lima também afirmou ter determinado “apuração rigorosa das circunstâncias do ocorrido“. “Nosso compromisso é garantir segurança, respeito e cuidado com cada trabalhador e com a população“, afirmou o governador.

Veja nota da SEC na íntegra:

“A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que, na manhã deste domingo (23/11), durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião, o guindaste da empresa responsável pela operação, que estava sendo utilizado para a colocação de módulos da estrutura, tombou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram o atendimento de duas vítimas, funcionários da empresa responsável pela montagem, que ficaram feridas e foram encaminhadas para uma unidade de saúde da capital. Uma das vítimas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ao chegar ao hospital. A outra segue internada, com quadro de saúde estável. O Governo do Amazonas lamenta pelo ocorrido e informa que está prestando toda a assistência às vítimas e famílias.

As primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente, o que será devidamente apurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um Inquérito Policial (IP). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ressalta que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação, que será entregue aos órgãos competentes”.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.