Homem que caminhava com idoso morto era filho da vítima, dizem autoridades


Por: Jadson Lima

08 de junho de 2025
Homem que caminhava com idoso morto era filho da vítima, dizem autoridades
Flagrante foi registrado no Centro de Manaus nesse sábado, 7(Reprodução)

MANAUS (AM) – Um homem, identificado como Rômulo Alves da Costa, de 42 anos, é investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) após ser flagrado caminhando com o corpo de um idoso, identificado como José Pequenino da Costa, de 77 anos, na região central de Manaus. O caso foi registrado na tarde do último sábado, 7.

De acordo com autoridades das polícias Militar e Civil, que foram acionadas para atender a ocorrência, o suspeito está registrado como filho da vítima. A informação sobre o vínculo familiar foi repassada à imprensa durante uma entrevista coletiva realizada na tarde de ontem, enquanto as primeiras diligências sobre o caso ainda estavam em andamento.

Concederam entrevista à imprensa o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); o delegado Adanor Porto, adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS); e o capitão A. Carvalho, do Comando de Policiamento Ostensivo (CPO) Sul da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

Homem foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos (Reprodução)

Após ser detido em flagrante, o homem foi conduzido à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) para prestar depoimento sobre o caso. Adanor Porto, delegado adjunto da unidade, esteve no local da ocorrência e afirmou que o procedimento investigativo foi instaurado imediatamente.

Assim que fomos acionados, deslocamos uma equipe ao local e acompanhamos o trabalho da perícia. As primeiras informações prestadas pelo filho indicam que ele teria saído com o pai por volta das 12h30, da residência onde ambos moravam, com o objetivo de ir ao Centro tentar um empréstimo bancário”, informou a autoridade policial.

Adanor Porto é adjunto da DEHS (Divulgação/PC-AM)

De acordo com o capitão da PM-AM A. Carvalho, os policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados por populares que desconfiaram da situação ao perceberem que o idoso permanecia imóvel na cadeira de rodas.

“Uma guarnição da PM atendeu à ocorrência e verificou que o idoso estava sem sinais vitais. O filho o acompanhava o tempo todo, aparentemente sem perceber que o pai já havia falecido“, disse a autoridade em coletiva de imprensa.

Capitão A. Carvalho é do Comando de Policiamento Ostensivo (CPO) Sul (Divulgação PC-AM)

Apesar das autoridades confirmarem que o investigado é neto da vítima, a advogada Denise Coelho explicou que a Certidão de Nascimento é o “documento oficial que estabelece juridicamente o vínculo de filiação”.

Conforme Coelho, a “informação que consta no registro civil prevalece para todos os efeitos legais, inclusive para fins de identificação familiar perante autoridades públicas e órgãos de Justiça”.

Leia mais: Polícia prende homem que andava com corpo do pai em cadeiras de rodas em Manaus

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.