Homens são presos ao tentar furar bloqueio na Terra Yanomami em Roraima


01 de agosto de 2023
Homens são presos ao tentar furar bloqueio na Terra Yanomami em Roraima
Helicóptero com militares das Forças Armadas fazendo a prisão de três homens que tentaram furar bloqueio para Terra Indígena em Roraima (Divulgação/CMA)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – Militares detiveram três homens venezuelanos nesta terça-feira, 1°, que tentaram furar um bloqueio montado no Rio Uraricoera, na região de Palimú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. As prisões ocorreram durante a madrugada.

A bordo de uma embarcação, o trio tentou ultrapassar o cabo de aço que o Comando Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte atravessou no rio, junto ao Posto de Controle e Interdição Fluvial, para controlar a movimentação de invasores da terra indígena.

Em nota, o Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que logo após serem detidos, os três homens foram conduzidos até a sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Boa Vista. Os nomes dos três presos não foram divulgados, mas o CMA informou que eles são venezuelanos e têm entre 23 e 33 anos.

Operação

Deflagrada em janeiro deste ano, a Operação Ágata Fronteira Norte é uma das ações que o governo federal adotou para responder à crise humanitária que as comunidades indígenas da reserva Yanomami vêm enfrentando há anos.

Além de prestar assistência aos indígenas, a operação visa retirar garimpeiros do interior da terra indígena.

Homologada há 31 anos, a Terra Indígena Yanomami (TIY) abrange uma extensa área de Roraima, além de uma parte do Estado do Amazonas, totalizando cerca de 9,6 milhões de hectares – cada hectare equivale, aproximadamente, às medidas de um campo oficial de futebol. Segundo o governo federal, na reserva vivem mais de 30,4 mil habitantes.

Ainda de acordo com o Comando Militar da Amazônia, desde o início da Operação Ágata Fronteira Norte, as Forças Armadas e outros órgãos de segurança pública já retiraram 111 garimpeiros do interior da terra indígena.

Leia mais: TCE-AM suspende pagamento milionário da Prefeitura de Itacoatiara
(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.