Homicídios no Amazonas caem 16,3% de 2023 a 2024, aponta anuário da SSP
Por: Cenarium*
29 de maio de 2025
MANAUS (AM) – O número de homicídios no Estado do Amazonas reduziu 16,3% de 2023 a 2024. É o que consta na Revista e Anuário da Segurança Pública do Estado 2025, lançado nesta quinta-feira, 29, na sede do governo do Amazonas, no bairro Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus. A revista destaca os resultados obtidos pelas forças de Segurança do estado nos últimos anos por meio do programa Amazonas Mais Seguro.
“Hoje é um dia de reconhecimento àqueles servidores do sistema de segurança que estão lá na ponta com um propósito muito claro: de dar um direito básico ao cidadão que é de viver em paz. Estamos lançando esse material que é técnico, científico, baseado nos números que tivemos nos últimos anos, um material que traz não apenas números, mas uma demonstração de um trabalho integrado, de um planejamento e decisões que são assertivas”, afirmou o governador Wilson Lima.

Conforme o Anuário de Segurança Pública, apresentado pelo secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, o principal dado foi a redução de 15,9% no número de homicídios entre 2023 e 2024, de 1.254 para 1.055 casos, resultado dos investimentos na Segurança Pública. É o quarto ano consecutivo de queda nos índices de homicídio no Amazonas.
O anuário também apresentou uma queda de 29,79% no número de roubos de veículos, passando de 1.205 para 846 casos, resultado diretamente associado à implantação do sistema Paredão, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021. Quando comparado ao ano de 2011, o recuo chega a 85%, reforçando o impacto das novas tecnologias na prevenção criminal.
Em relação aos roubos a ônibus na capital, a redução foi de 38%, caindo de 1.456 para 892 registros entre 2023 e 2024. Outros resultados relevantes foram apresentados na publicação, como a eliminação de ocorrências de roubo nas rotas do Distrito Industrial entre setembro de 2024 e abril de 2025, período em que o número caiu de 37 para zero.
O roubo de celulares teve redução de 14,48%, com os casos diminuindo de 26.690 para 22.825 e mais de 2.100 aparelhos sendo recuperados por meio do sistema Recuperafone, implantado pelo Governo do Amazonas. Sobre o combate ao tráfico, a apreensão de drogas aumentou 51%, passando de 28,5 para 43,2 toneladas, gerando um prejuízo estimado de R$ 1,3 bilhão ao crime organizado.
O número de armas apreendidas também cresceu: de 1.433 para 1.593, um aumento de 11,2%, mesmo diante de uma queda geral na produtividade em outros estados da região Norte.
O lançamento das publicações contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler; da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), conselheira Yara Lins; da procuradora geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque; do delegado geral da Polícia Civil, Bruno Fraga; do comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva; do presidente do Instituto Iter e ex-ministro da Educação, Victor Godoy; do diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Flávio Pascarelli; do deputado federal Fausto Júnior; além de secretários estaduais e vereadores.

Revista
Durante o evento, o governador Wilson Lima também lançou a Revista da Segurança Pública: Decifrando o sucesso por trás dos números, uma publicação complementar ao anuário. A revista traz análises que revelam os bastidores das estratégias adotadas, os desafios enfrentados e os fatores que explicam os avanços no setor.
O conteúdo reforça a atuação integrada entre as forças de segurança, o uso de inteligência policial e a aplicação de dados para tomada de decisões mais eficientes.