Ibama notifica empresa por vazamento de óleo após naufrágio no Amazonas


17 de novembro de 2023
Ibama notifica empresa por vazamento de óleo após naufrágio no Amazonas
Naufrágio ocorreu após colisão com um tronco submerso (Foto: Divulgação / Ibama)
Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) realizou uma vistoria no local onde ocorreu naufrágio do empurrador F-129, no rio Solimões, e notificou a empresa Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), proprietária da embarcação. O acidente ocorreu próximo à comunidade do Catalão, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

A equipe do Ibama solicitou mais barreiras de contenção e mantas absorventes para conter o vazamento de óleo diesel no rio, como medida imediata. O instituto também solicitou relatório preliminar com as possíveis causas do acidente, incluindo o quantitativo de combustível a bordo da embarcação.

Fiscal do Ibama analisa vazamento de óleo na região (Foto: Divulgação/Ibama)

O naufrágio aconteceu na manhã da última quarta-feira, 15, quando o empurrador colidiu com com um tronco submerso, vindo a pique rapidamente. Uma mulher de 54 anos, que era cozinheira, não conseguiu desembarcar a tempo e seu corpo foi resgatado sem vida.

Segundo o Ibama, em nota enviada à imprensa, o odor do combustível vazado pode ser sentido a cerca de 300 metros do local do acidente.

Após naufrágio, embarcação deixou rastro de óleo no rio Solimões (Foto: Divulgação / Ibama)

No momento da inspeção, funcionários da empresa proprietária da embarcação realizavam manobra de içamento, e tentavam conter o vazamento do combustível.

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) também foi acionada e compareceu ao local para realização dos seus procedimentos.

Leia também: Barco naufraga com 34 universitários da Ufopa no interior do Pará
*Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.