Ibama recebe prêmio internacional de uso de geotecnologia na Amazônia Legal


12 de agosto de 2023
Ibama recebe prêmio internacional de uso de geotecnologia na Amazônia Legal
Imagem reproduzida pelo sistema premiado (Divulgação)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi premiado no Special Achievement in GIS (SAG) da Esri – maior evento de GIS (Sistemas de Informações Geográficas) do mundo, que aconteceu em julho, em San Diego, na Califórnia (EUA). O prêmio, que reconhece o trabalho realizado pelas empresas no uso do Sistema ArcGIS, se deu pelas ações de planejamento, prevenção e combate aos ilícitos ambientais na Amazônia Legal, além de zelar pelos demais biomas e águas jurisdicionais brasileiras.

Criada há um ano e meio, a Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (PAMGIA), que foi premiada, é focada em visualização, análise e monitoramento geoespacial dos diversos temas de atuação do Ibama. Uma parceria entre o Ibama e a Imagem Geosistemas, representante exclusiva da ESRI no Brasil, a solução visa a melhoria no acesso, controle, gestão e disponibilização das informações ambientais ao público interno e externo.

A PAMGIA surgiu para que o Ibama possa se tornar um ponto central de busca para toda e qualquer informação ambiental do Brasil. Sejam elas internas do Ibama, como também externas, como Funai, IBGE, secretarias de Meio Ambiente e muitas outras. A premiação foi um reconhecimento pelo trabalho duro e rápido com a PAMGIA. O trabalho que fazemos é relevante para a sociedade e tem consequências para o mundo todo, então, temos muito orgulho em receber esse reconhecimento”, comentou Nara Pantoja, coordenadora-geral do Cenima/Ibama, em participação no evento Govsummit, na quinta-feira, 3 de agosto.

Ao longo do evento, que é o principal encontro de geotecnologias para governos municipais e estaduais, Nara falou, ao lado de Wátila Portela, da Coordenação de Gestão da Informação Ambiental do Ibama e sobre os principais objetivos do instituto com a solução, que são:

· Melhor monitoramento ambiental;

· Inovação de análise e tomada de decisão;

· Interoperabilidade a partir da adoção de solução corporativa;

· Transparência e melhor prestação de serviço à sociedade.

PAMGIA na prática

Hoje, está à disposição dos próprios cidadãos a consulta de informações geográficas. É possível checar, por exemplo, imagens e dados sobre desmatamento e queimadas. Todos os autos de infração lavrados pelo Ibama estão também disponíveis na plataforma. A atualização é diária. Além disso, o sistema auxilia as equipes de fiscalização de campo.

Vamos pensar, por exemplo, em fiscalização de pesca ilegal. Hoje, o fiscal pode abrir o aplicativo, incluir a rota que vai percorrer e inserir, em tempo real, as ocorrências que encontra durante a operação”, explicou Portela.

A adoção do ArcGIS no Ibama integrou as informações internas do Instituto, além de levar mais informações sobre o Ibama para o grande público. Para o futuro, a expectativa é ampliar e difundir o uso da plataforma, permitindo que, cada vez mais, pessoas tenham conhecimento sobre os dados produzidos pelo Ibama e contribuir para a criação de uma sociedade mais sustentável.

(*) Com informações da Imagem Geossistemas

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.