Imagem de freira emocionada no velório do papa viraliza nas redes sociais


Por: Jadson Lima*

27 de abril de 2025
Imagem de freira emocionada no velório do papa viraliza nas redes sociais
A imagem da freira que quebrou o protocolo comoveu os internautas (Divulgação)

MANAUS (AM) – Freira francesa e amiga do papa Francisco, Geneviève Jeanningros, 81 anos, quebrou o protocolo, na quarta-feira, 23, ao aparecer próximo ao caixão do pontífice durante o velório na Basílica de São Pedro. A cerimônia foi realizada no Vaticano após a morte de Francisco na madrugada de segunda-feira, 21. A cena da mulher viralizou nas redes sociais e emocionou internautas que apontaram a amizade sólida entre os dois.

Geneviève foi levada ao cordão de proteção pelos seguranças, local onde permaneceu por cerca de um minuto. Nas imagens do momento, é possível ver que ela leva a mão ao rosto ocasionalmente e chorava a morte do amigo. A freira, que era amiga pessoal do Papa, integra a Fraternidade das Irmãzinhas de Jesus e comanda um projeto social que acolhe minorias em Roma e buscava aproximar o pontífice da comunidade LGBTQIAPN+.

Durante o pontificado de Francisco, a freira costumava levar grupos de pessoas para as audiências na Praça São Pedro para encontros com o papa. De acordo com Geneviève, ele abençoava, conversava com as pessoas e fazia questão de acolher cada um. Argentino, Francisco se tornou Papa em 2013 e promoveu mudanças na Igreja Católica, dando atenção a temas como diversidade e mudanças climáticas.

A imagem da freira viralizou nas rede sociais (Divulgação)
Funeral aberto

Mais de cem mil pessoas compareceram à Basílica de São Pedro nesta sexta-feira, 25, terceiro e último dia do funeral aberto para a despedida do Papa Francisco, que morreu na última segunda-feira, aos 88 anos. Entre elas, o presidente Lula e a comitiva oficial brasileira. Em publicação nas redes sociais, Lula escreveu “que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”.

Cerca de 250 mil visitantes de todo o mundo fizeram fila nos três dias de velório aberto, iniciado na quarta-feira, 23. Cidadã do Vaticano, a brasileira Ana Paula Mettler fez parte da peregrinação diária para rezar e homenagear o papa. Ela contou que Roma está lotada e que a cidade se prepara, com muita comoção, para o velório deste sábado.

Às 20h, no horário local, 15h, no horário de Brasília, foi realizado nesta sexta-feira o rito de fechamento do caixão do papa, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé.

O enterro do papa Francisco marca também uma mudança histórica na liturgia fúnebre da Igreja Católica. O teólogo Rodrigo Coppe destaca o caixão simples, e não mais triplo que antes era de cipreste, chumbo e carvalho, e o pedido pessoal do papa Francisco para que o seu sepultamento tenha a presença de pessoas em situação de rua.

Leia mais: Papa autoriza estudos para reforma da Igreja Católica
(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.