Imagens aéreas mostram incêndio em fábrica após quase 30 horas no AM


Por: Jadson Lima

06 de agosto de 2025
Imagens aéreas mostram incêndio em fábrica após quase 30 horas no AM
Empresa Effa Motors, atingida por incêndio de grandes proporções, está instalada na Zona Franca de Manaus (Luiz André Nascimento/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Imagens aéreas registradas pelo drone da CENARIUM, na tarde desta quarta-feira, 6, mostram um incêndio de grandes proporções que atinge parte das instalações da fábrica Effa Motors, localizada no Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus. Uma retroescavadeira atua dentro da área queimada, retirando parte do material destruído pelo fogo. O sinistro já dura quase 30 horas e, conforme o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), o incêndio está confinado e não há risco de propagação.

Os registros mostram uma nuvem de fumaça densa e escura subindo do galpão atingido pelo incêndio e chamas ainda ativas dentro do espaço. De acordo com o Governo do Estado, 200 militares do CBMAM participam de uma força-tarefa para controlar o fogo, que começou por volta das 12h dessa terça-feira, 5. Os agentes utilizam equipamentos de ponta no combate e as viaturas são abastecidas com água a cada dez minutos.

Incêndio começou por volta das 12h dessa terça-feira (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

A Effa Motors é a única montadora brasileira de utilitários com fábrica própria. Com 120 funcionários divididos em dois turnos, a empresa planejava alcançar a produção de 15 mil veículos por ano até 2030. A linha de montagem da fábrica, atingida pelo incêndio, inclui três modelos de utilitários: cabine simples, cabine dupla e furgão, todos destinados ao transporte de carga. A unidade está instalada na Zona Franca de Manaus desde 2007 e iniciou a fabricação de veículos utilitários em 2014.

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, classificou o incêndio como “traumático”. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira, 6, durante visita do superintendente ao local do sinistro. Para Saraiva, o impacto do incêndio representa uma perda significativa para o setor industrial do Amazonas.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva (Erick Oliveira e Ricardo Oliveira/CENARIUM)

O fogo teve início por volta das 12h de terça-feira e, até as 16h30 desta quarta-feira, as chamas ainda não haviam sido completamente controladas. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atua para evitar que o incêndio se espalhe para fábricas vizinhas e para uma área de mata próxima ao local.

O incêndio também atingiu parte da empresa Valfilm, fábrica especializada em embalagens plásticas flexíveis, parte do grupo Valgroup. Uma funcionária, identificada como Letícia Gomes, de 21 anos, e que está grávida de dois meses, sofreu queimaduras de segundo grau e precisou ser atendida em uma unidade hospitalar.

Vítima sofreu queimaduras

O Complexo Hospitalar Sul (CHS) informou que uma mulher foi internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, após o incêndio de grandes proporções que atingiu as instalações da empresa Effa Motors, no Distrito Industrial II, em Manaus.

De acordo com o boletim médico, a paciente está consciente, orientada, respirando em ar ambiente, sem risco de morte e apresenta boa resposta ao tratamento. Ela permanece internada em leito de enfermaria sob os cuidados de uma equipe multiprofissional.

Leia mais: Fábrica atingida por incêndio no AM previa produzir 15 mil veículos em 2025
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.