Imagens mostram coronel da PM do Amazonas agredindo companheira até ela desmaiar
Por: Alinne Bindá
17 de novembro de 2025
MANAUS (AM) – Imagens de câmeras de segurança de um posto de gasolina no Parque das Laranjeiras, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, revelaram a agressão sofrida pela cirurgiã-dentista Iolanda Martins por parte do coronel da Polícia Militar do Amazonas, Marcos Vinicius Poinho Encarnação.
Nas gravações, registradas por volta das 5h30 da manhã de 4 de junho deste ano, o PM, que era companheiro de Iolanda, desfere socos na vítima até que ela desmaie. Depois, a dentista é socorrida por pessoas que estavam em uma loja de conveniência no local, sendo levada para dentro do estabelecimento comercial.
As imagens também mostram que, às 10h09 do mesmo dia, pelo menos três policiais militares em serviço aparecem no local, conversando com o coronel. Um deles imobiliza Iolanda Martins no chão enquanto outro agente assiste à cena. Depois, os três agentes conversam com Marcos Vinicius ao mesmo tempo em que a vítima está sentada no chão, chorando.
“Os vídeos, que começaram a circular recentemente em veículos de comunicação e redes sociais, confirmam a denúncia feita pela vítima à época e ainda revelam um elemento que não havia sido divulgado: policiais militares que atenderam a ocorrência também aparecem participando das agressões“, declarou o advogado da vítima, Alexandre Torres Jr.
O coronel já havia sido afastado das funções após o caso, que está sob investigação da Polícia Militar e da Delegacia da Mulher. Iolanda Martins relatou que a violência doméstica ocorria há 10 anos.
Dentista denunciou agressão
Em 5 de junho, a cirurgiã-dentista Iolanda Martins denunciou que foi agredida pelo coronel Marcos Vinicius Poinho Encarnação, conhecido como coronel Encarnação. Eles estavam casados há 17 anos, de acordo com uma publicação no perfil do militar, datada de fevereiro deste ano. A declaração sobre a agressão foi registrada em uma rede social.
“Na noite de ontem, eu fui agredida pelo meu esposo, aquele que deveria cuidar e zelar de mim, me arruinou”, disse a dentista. Ao descrever sentimento de tristeza e mágoa, Iolanda Martins afirmou, ainda, que as agressões ocorrem desde 2012. “Isso acontece desde 2012, eu que mascarava tudo pela minha família”.
Veja declaração:

Após a denúncia, Marcos Vinicius Poinho Encarnação foi afastado das funções administrativas que exercia na Diretoria de Pessoal Inativo (DPI) da instituição. Além do afastamento, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) afirmou em nota que a arma funcional do oficial também foi recolhida “tão logo o comando da instituição tomou conhecimento do caso”.
“A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) repudia qualquer tipo de agressão à mulher”, disse a PM-AM por meio de nota enviada à imprensa. A instituição informou, ainda, que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) para apurar o caso.