Incêndio atinge casas na Zona Oeste de Manaus; veja vídeo


Por: Fred Santana e Jadson Lima

31 de outubro de 2025
Incêndio atinge casas na Zona Oeste de Manaus; veja vídeo
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) foram acionadas e conseguiram controlar o fogo (Reprodução/Israel Amorim)

MANAUS (AM) – Um incêndio de grandes proporções atingiu residências no Beco Bragança, na Rua da Cachoeira, bairro São Jorge, em Manaus, na manhã desta sexta-feira, 31. O fogo começou por volta das 8h37, horário em que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado. Sete minutos depois, as equipes chegaram ao local com oito viaturas e 36 bombeiros. Não houve feridos, mas um imóvel foi totalmente consumido e outras casas ficaram danificadas.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, apesar das perdas terem sido apenas materiais, esse tipo de ocorrência oferece riscos para todos nos arredores. “Incêndios com essas características são extremamente perigosos. Na residência do lado pode ter uma pessoa que não possa andar ou uma criança recém-nascida. Na hora, ela não consegue se locomover e pode sim ter óbito, considerando que o incêndio se propaga muito rápido”, alertou.

O coronel explicou que o tipo de construção do loca, composto basicamente de palafitas, contribuiu para a intensidade das chamas. “Residência de madeira é extremamente perigosa por conta da carga incêndio que existe dentro do ambiente. É sofá, é cama, é roupa, é cortina. E a residência em si já não oferece resistência à chama. Isso potencializa a ocorrência de tragédias”, afirmou.

investigação inicial aponta que o incêndio pode ter começado com o curto-circuito de uma escova elétrica“Encontramos inclusive a moradora do imóvel onde começou o incêndio. O imóvel foi completamente consumido. Nós chegamos para estancar o fogo e proteger todos os demais”, disse o comandante.

Moradores ajudaram as vítimas no local (Fred Santana/CENARIUM)

Os moradores, ao verem as chamas, ajudaram na recuperação de alguns móveis das vítimas. “A população ajudou naquele primeiro momento, dentro do que podia fazer, retirando as coisas de dentro dos imóveis. Compreendendo a complexidade da ocorrência, nós trouxemos muitas viaturas e grande volume de água, com robusta potência de combate, para estancar o incêndio o mais rápido possível”, disse Orleílson.

No momento em que a reportagem esteve no local, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) ainda avaliavam o número exato de famílias atingidas. Pelas primeiras estimativas e fotos do local, cerca de seis famílias parecem ter sido diretamente afetadas.

Famílias estavam sendo atendidas próximas ao local (Fred Santana/CENARIUM)

Entre os desabrigados estava Thaís do Santos Macedo, que perdeu a casa. “Eu só estava na casa ao lado, estava fazendo minha filha dormir, quando ouvi minha cunhada gritar para mim. Eu só estava lá na minha casa, eu, minha filha, minha cunhada e os três filhos dela”, lamentou.

Uma moradora contou que a casa onde vivia foi completamente destruída. Ela relatou que o incêndio começou de forma repentina. “Eu tinha uma cadela pitbull e não consegui salvá-la por causa dos meus filhos“, disse, emocionada.

Veja o vídeo:

Após a contenção total das chamas, os bombeiros permaneceram na área para resfriar o local e evitar o reinício do incêndio, já que as casas de madeira aumentam o risco de que as chamas persistam. As causas e circunstâncias exatas do incêndio seguem sob investigação.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.