Incêndio atinge fábrica de veículos no Distrito Industrial em Manaus
Por: Alinne Bindá
05 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta terça-feira, 5, as instalações da empresa Effa Motors, fábrica metalúrgica especializada na produção de caminhões de pequeno porte, localizada na Avenida Flamboyant, no bairro Distrito Industrial II, em Manaus (AM). As chamas tomaram conta das dependências da fábrica, gerando uma densa coluna de fumaça negra que se tornou visível em diversos pontos da capital amazonense. A origem do fogo ainda é desconhecida pelas autoridades e não há informações sobre vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) foi acionado ainda no início da tarde para conter as chamas. Seis viaturas foram deslocadas ao local e as operações de combate ao fogo seguem em andamento para tentar conter o incêndio. Em nota oficial, a corporação destacou que novas informações sobre as causas e danos serão repassadas após o término das intervenções. A investigação sobre as causas do incêndio continua sob responsabilidade das autoridades competentes.
“O sinistro ainda não foi controlado, tendo em vista que o material das edificações é composto por veículos e seus componentes plásticos, pneus, combustíveis e material plástico industrial, altamente tóxico e inflamável”, diz a corporação.

Um total de 148 militares e 26 viaturas atuam na ocorrência, incluindo veículos como Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.
O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foi acionado às 12h10, e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Para intensificar o combate às chamas, além de água, os bombeiros utilizam Líquido Gerador de Espuma (LGE) e uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).
Em resposta à tragédia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, manifestou apoio imediato à empresa atingida. À CENARIUM, Santana afirmou que equipes técnicas estão mobilizadas. “Manifestamos total solidariedade à Effa Motors frente ao grave incêndio no Distrito Industrial 2. Como representantes do setor, já mobilizamos nossa equipe técnica para oferecer soluções imediatas, visando contribuir para a recuperação da empresa e o mais breve retorno de suas operações essenciais. Solidariedade e ação coordenada são nosso compromisso prioritário com todos os afetados por este desastre”, salientou Santana.