Incêndio atinge sucataria na Zona Norte de Manaus e moradores deixam casas; veja vídeo
24 de agosto de 2023

Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia
MANAUS (AM) – Um incêndio destruiu uma sucataria de veículos na tarde desta quinta-feira, 24, localizada na Rua Jaguariaíva, no Conjunto Águas Claras, bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. Devido à intensa fumaça que se espalhou pela área, alguns moradores precisaram deixar suas casas temporariamente.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) enviou 15 profissionais da corporação para atuar no combate às chamas. Devido o terreno da ocorrência conter vários pneus descartados, a fumaça pôde ser vista de bairros distantes do local. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o início do incêndio e a reação de populares.
De acordo com o comandante do CBMAM da capital, coronel Menezes, foram usados, aproximadamente, 60 mil litros de água para controlar o fogo. Após a extinção total do incêndio, foi realizado o rescaldo – extinção de focos de fogo ou brasas que poderão tornar-se novos focos – e a vistoria de área. Não houve registro de vítimas.
“O calor em Manaus tem tornado o ambiente muito propício para esse tipo de ocorrência. Esse local é um depósito de carro velho, de lixo e esse terreno possui muito material combustível próximo. Além disso, essa fumaça é altamente tóxica e, por isso, o cuidado no combate”, disse o comandante.
Suspeitas
A suspeita inicial das causas do incêndio foram levantadas pela população. Um dos moradores da área disse à reportagem que viu o momento em que o fogo começou. O CBMAM afirmou que as causas devem ser investigadas.
“Ele [proprietário do local] estava colocando fogo em um pedaço de área de mata e eu cheguei a falar com ele ainda da minha casa, alertar para que ele não fizesse isso. Quando eu saí para falar com ele aqui na rua, o fogo começou a se espalhar e ele foi embora”, disse.
Capital e Região Metropolitana
Em dois dias, o CBMAM combateu 23 incêndios em áreas de vegetação em Manaus. Dessas ocorrências, 14 foram na segunda-feira, 21, e outras nove na terça-feira, 22. Além da capital, municípios da região metropolitana também atenderam ocorrências.
No mesmo período, o posto da corporação em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) atendeu nove ocorrências deste segmento. Já a unidade do CBMAM em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital) combateu oito incêndios, seguida por Manacapuru (69 quilômetros distante da capital) com três registros e Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) com um caso.