Incêndio em terreno desocupado na Zona Centro-Sul forma coluna de fumaça tóxica


Por: Marcela Leiros*

28 de outubro de 2025
Incêndio em terreno desocupado na Zona Centro-Sul forma coluna de fumaça tóxica
Incêndio começou por volta das 12h40 (Bianca Diniz/Cenarium)

MANAUS (AM) – Um incêndio em um terreno desocupado, que formou uma coluna de fumaça tóxica na Avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, assustou moradores e comerciantes da área, na tarde desta terça-feira, 28. As chamas começaram por volta das 12h40 e se espalharam rapidamente, formando uma densa coluna de fumaça tóxica que podia ser vista de vários pontos do bairro.

O fogo estava em um terreno desabitado, sem construções, mas localizado a menos de 50 metros de dois postos de combustíveis, o que aumentou a preocupação de quem passava pelo local. A área, que também fica próxima a escolas e residências, mobilizou moradores, que acionaram o Corpo de Bombeiros e registraram a situação em vídeos.

De acordo com o tenente Pablo, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), uma pessoa com dependência química é suspeita de ter iniciado o fogo. Ao chegar no local da ocorrência, a equipe se deparou com um material plástico queimado, o que ocasionou a densa fumaça.

Incêndio ocorreu próximo a residências no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus (Bianca Diniz/Cenarium)

“Fomos informados que um cidadão não identificado, usuário de entorpecentes, havia colocado fogo, não se sabe a razão, nem o motivo. O material [era] plástico e esponja. O corpo [dos objetos] é um material plástico, queimando dessa forma, gerou aquela fumaça escura, intensa, provavelmente monóxido de carbono, de potencial cancerígeno elevado e terrível para a respiração”, disse o militar.

Ainda segundo o combatente, o material queimado era principalmente plástico e espuma, que geraram fumaça escura e intensa, contendo provavelmente monóxido de carbono, substância de alto potencial cancerígeno e prejudicial à respiração.

Testemunhas relataram que o cheiro da fumaça era intenso, semelhante ao de plástico, pneus ou fios queimandos, e podia ser sentido mesmo a uma certa distância. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e evitar que o fogo se aproximasse das residências e demais locaispróximos. Não houve registro de feridos.

Leia mais: Incêndio atinge fábrica de veículos no Distrito Industrial em Manaus
(*) Com colaboração da repórter Ana Pastana
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.