Índia atinge recorde mundial de novos casos de Covid-19 pela 8ª vez em 9 dias

Com informações do G1

SÃO PAULO – A Índia registrou nesta sexta-feira, 30, o oitavo recorde mundial de casos confirmados de Covid-19 nos últimos nove dias, segundo dados do governo e do “Our World in Data”. Foram 386.452 infectados e 3.498 mortes em 24 horas.

Com mais de 2,5 milhões casos e 21 mil mortes nos últimos sete dias, a Índia foi responsável por 43% de todos os novos infectados e 23% de todos as óbitos do planeta no período.

Em meio à segunda onda no país, o mundo superou os 150 milhões de casos confirmados, apontam dados do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford, e da Universidade Johns Hopkins.

Profissionais de saúde carregam paciente com Covid-19 após incêndio em hospital em Virar, na Índia, na sexta-feira, 23 (Reprodução/G1)

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, e passa por um colapso em seu sistema de saúde e funerário.

Hospitais estão sem remédios e oxigênio, e parentes são obrigados a comprar os cilindros para os internados. Sem leitos, doentes aguardam em ambulâncias, em carros particulares e até na rua por uma vaga.

Os preços dispararam mercado negro, e pessoas vendem oxigênio abertamente na porta dos hospitais. Desesperadas, muitas pessoas compram remédios de procedência duvidosa e suprimentos a preços exorbitantes e caem em golpes. Com o sistema de saúde em colapso, muitos infectados morrem em casa e não entram para a estatística oficial.

Crematórios e cemitérios não conseguem atender a quantidade de corpos, e funerais em massa têm sido realizadas em diversas cidades do país. As cerimônias feitas sob o protocolo da Covid-19 são muito superiores aos dados do governo.

A soma progressiva de casos de Covid-19 exigiu a instalação de crematórios improvisados em suas cidades, como é o caso deste, de Nova Délhi (Reprodução/Reuters)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO