Índice: Manaus é a nona pior capital do País em qualidade de vida


Por: Jadson Lima

07 de fevereiro de 2025
Índice: Manaus é a nona pior capital do País em qualidade de vida
Mapa da cidade de Manaus sobre barrancos (Foto: Luíz André Nascimento/CENARIUM e composição de Paulo Durtra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Dados do Índice de Progresso Social (IPS) do Brasil apontaram Manaus, capital do Amazonas, como a nona pior qualidade de vida entre as 27 capitais brasileiras em 2024. O estudo, publicado em 22 de janeiro deste ano, mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias, como países, Estados, municípios e até comunidades. No Brasil, o levantamento foi realizado usando dados públicos de todos 5.570 municípios brasileiros.

O relatório produzido pelo IPS é constituído a partir de três eixos: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. De acordo com o estudo, cada um dos eixos inclui quatro componentes, sendo o de necessidades básicas a nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, além de segurança pessoal.

Manaus é a pior capital do País no quesito de segurança pessoal (Luiz André Nascimento/CENARIUM)

O segundo eixo trata do acesso ao conhecimento básico, acesso à Informação e comunicação, saúde e bem-estar. Nesse eixo, também é mencionada a qualidade do meio ambiente. Nesse quesito específico, a capital amazonense ocupa a 10ª pior posição, com 69,98/100. O índice, no entanto, fica acima do resultado geral que a capital amazonense alcançou no Estudo, que foi de 64,35/100.

Em seguida, o estudo aborda direitos individuais, individuais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior. No eixo de necessidades humanas básicas, na parte que trata de nutrição e cuidados médicos básicos, a capital amazonense ocupa a posição de 11° lugar de pior índice, com 71,22/100.

Os dados também mostram que em relação a moradia, a capital amazonense ocupa a 6ª pior posição (86,65) e, em questões de segurança pessoal, Manaus ocupa a posição mais crítica, figurando como a pior capital do País, com 36,28.

Sobre saneamento, o estudo aponta que a capital amazonense ocupa a 3ª posição de pior capital do País (Luiz André Nascimento/CENARIUM)

No eixo que trata dos fundamentos do bem-estar, a cidade de Manaus figura em 14° lugar de pior capital. O índice do levantamento aponta a cidade com 70,18. Já em relação ao acesso à informação e comunicação, a capital amazonense ocupa a 21ª posição (74,43), mesma posição ocupada na parte do estudo que trata de saúde e bem-estar (56,48). Em qualidade de vida e meio ambiente, a capital amazonense ocupa a 10ª posição (69,98), segundo mostram os dados do estudo.

No terceiro eixo do estudo, que fala sobre oportunidades, a capital amazonense ocupa um dos melhores índices, na 7ª posição de melhor capital do País no quesito direitos individuais (51,41), enquanto em relação a liberdades individuais a capital volta a ocupar o 4° pior índice no estudo do IPS, com 54,66/100. Sobre o acesso a educação superior, a cidade de Manaus 2ª posição de pior capital, com 60,14/100. A cidade tem o melhor índice em inclusão social (61,18).

Veja o estudo na íntegra:

Saneamento e reclamações

Em relação à água e saneamento, Manaus ocupa a 3ª posição de pior capital do País, apesar do índice apontar a cidade com 78,95/100. Neste ano, a capital amazonense foi castigada com fortes chuvas que causaram danos a moradores, como alagamentos e deslizamentos de terra. Dois dias depois do estudo do Índice de Progresso Social do Brasil ser publicado, a chuva atingiu a cidade.

Beco Ayrão foi um dos locais atingidos pela chuva (Jadson Lima/CENARIUM)

Moradora de Manaus, a costureira Denyce Lopes, uma das pessoas atingidas, estava em frente à sua residência, localizada no bairro Cidade Nova, na Zona Norte, no dia 24 de janeiro deste ano. Eram 17h44 quando ela, revoltada, concedeu uma entrevista à CENARIUM sobre o que acabara de acontecer nos fundos da residência dela: um barranco cedeu e causou uma avalanche de lama que atingiu o muro que cerca o terreno a moradora.

Aflita e usando um boné preto, uma camisa rosa e um short preto com listras brancas, a costureira de 50 anos estava na frente da casa da sua vizinha, identificada como Marcelina Hipólito, de 56 anos, afirmou que o dano causado pela chuva poderia ser evitado. Um dos problemas apontados por ela seria a omissão do poder público municipal e a ausência em relação ao saneamento.

Denyce Lopes teve o muro da casa dela atingido por uma enxurrada de lama (Jadson Lima/CENARIUM)

“Estamos com um sério problema de saneamento básico, porque os bueiros da rua de cima estão entupidos e a Prefeitura [de Manaus] não desentope. Eu estou desde o mês de agosto de [2024], com uma chuva que deu, eu gravei e passei para eles [servidores da Prefeitura de Manaus] e eles não vieram”, declarou.

Em nova declaração nesta sexta-feira, 7, após conhecimento sobre o levantamento, Denyce reiterou a omissão do poder público e afirmou que, até o momento, o problema da região onde ela mora não foi solucionado. “Ainda não foi feito nada [em relação ao desentupimento dos bueiros]. Todos os dias vamos na Prefeitura de Manaus e eles afirmam que as máquinas estão quebradas e que ainda não foi encaminhado ao secretário”, reiterou.

A CENARIUM procurou a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, para obter informações sobre o caso levantado pelos moradores, além de posicionamento sobre a pesquisa divulgada que apontou a capital amazonense como a nona pior cidade com qualidade de vida. Também foi questionado o que o poder público municipal está fazendo para mudar a realidade da cidade. Até o momento não houve retorno.

Leia mais: Alagamentos e deslizamentos são registrados após forte chuva em Manaus
Editado por Izaías Godinho

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.