Indígena amazonense Samela Sateré-Mawé é eleita ativista do ano no Geração Glamour 2021

A indígena foi eleita pela atuação em ações pelo clima e em defesa dos povos amazônicos. (André Ligeiro/ Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – A amazonense Samela Sateré-Mawé, uma das porta-vozes do povo Sateré-Mawé, que vive na zona Oeste de Manaus, foi eleita uma das mulheres que mais se destacaram no ano pela revista Glamour. A estudante de Biologia que representa o braço brasileiro do movimento “Fridays for Future“, criado pela sueca Greta Thunberg, foi premiada na quarta-feira, 6, na categoria “ativismo” no Geração Glamour 2021 Gamechangers, em São Paulo, pela atuação em ações pelo clima e em defesa dos povos amazônicos.

“A premiação significa para mim a representatividade e o protagonismo que nós, indígenas, estamos tendo nesses espaços na luta pelos nossos direitos, cultura, identidade e, principalmente, pelo nosso território. Como eu citei lá [na premiação]: ‘Se o conceito da palavra ativista significa alguém que luta por algo, por alguma coisa ou causa, nós povos indígenas somos ativistas há muito tempo’. E isso significa o reconhecimento das nossas lutas”, declarou Samela Sateré-Mawé à CENARIUM.

PUBLICIDADE
Samela Sateré-Mawé em foto para o Geração Glamour 2021. (Glamour Brasil/ Camila Baratucci)

Além de estudar Biologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ser ativista ambiental no Friday For Future, Samela é criadora de conteúdo digital nas redes sociais, artesã, faz parte da Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé e da equipe de comunicação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), é apresentadora do Canal Reload e consultora da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Nesta sexta-feira, 8, a indígena contou à CENARIUM como a potência das redes sociais tem mudado a vida dela e como essa visibilidade pôde transformar a vida dos povos indígenas. “Nos novos tempos de mídia social, de Facebook, Instagram, Twitter, estamos utilizando isso como ferramenta de luta e resistência para divulgar nossa cultura e mostrar o nosso protagonismo frente às notícias e a comunicação, porque por muito tempo as pessoas falaram por nós e agora é a hora de nós mesmos contarmos a nossa história”, comentou.

Samela Sateré-Mawé destacou que, no entanto, a visibilidade das redes sociais podem ser negativas e positivas. “Estamos tentando fazer para o bem, mas isso nos ajuda, porque nós estamos conseguindo alcançar muitas pessoas e desmitificar muitos mitos da internet, desconstruir e descolonizar pelo nosso ponto de vista, tanto fora do País quanto nas aldeias dos interiores”, concluiu.

Glamour

A premiação do Geração Glamour 2021 Gamechangers celebra mulheres que viraram o jogo no ano nas áreas que atuam, como nas categorias de cultura, política, entretenimento, ciência e esporte. O evento, realizado na noite de quarta-feira, 6, em São Paulo, contou com a presença de artistas como a campeã do Big Brother Brasil (BBB) 2021, Juliette Freire, a medalhista olímpica Rayssa Leal, a cantora Anitta e a apresentadora Sabrina Sato.

Na cerimônia, Juliette foi eleita a “Mulher do Ano”. A também ex-BBB, Ana Clara, foi a ganhadora da categoria “Comunicadora”. A skatista Rayssa Leal ganhou o prêmio “Geração Z”. A ginasta e medalhista olímpica Rebeca Andrade venceu na categoria “Esportista”. A artista Liniker levou o prêmio na categoria “Atriz”. Jal Vieira como “Estilista”.

Na categoria “Cientista”, Luana Araújo levou o prêmio; a advogada Isabela Del Monde garantiu o prêmio na categoria Justiça; em “Tecnologia”, o troféu foi de Programaria; em “Saúde Mental”, Clínica Preta foi eleita; em “Empreendedorismo”, Camila Coutinho foi a premiada. O destaque na categoria “TikToker” foi a “Pequena Lo”; e como “Influenciadora”, Nath Finanças.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.