Indígena amazonense vence campeonato de judô no Nordeste

A jovem Yanomami Juliana Felipe venceu a medalha de ouro no Jogos Escolares Brasileiros em Maceió (JEB's) Sub 18, representando a Escola Estadual Irmã Inês Penha. (Foto: Divulgação)
Bruno Sena – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – Natural de São Gabriel da Cacheira, no extremo Oeste do Estado do Amazonas, a jovem atleta Juliana Felipe conquistou a medalha de ouro no Jogos Escolares Brasileiros em Maceió (JEB’s) Sub 18, representando a Escola Estadual Irmã Inês Penha. A competição, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), aconteceu entre os dias 10 e 11 de junho, no ginásio Lauthenay Perdigão, na capital alagoana.

A vitória histórica da judoca Yanomami foi conquistada nos últimos segundos do combate com um ‘ippon’, o golpe perfeito do judô que pode ser traduzido como “ponto completo” e consiste na projeção do adversário realizada com força, velocidade e controle, podendo vencer em um único golpe. A emoção da jovem contagiou os narradores e levou o técnico da equipe feminina do Amazonas, Dejanir Nunes, às lágrimas.

Atletas do Amazonas (Divulgação)

Com 19 integrantes, entre atletas e comissão técnica, a delegação amazonense é chefiada pelo presidente da Federação de Judô do Amazonas (Fejama), Sensei David Azevedo. Os técnicos são os professores Dejanir Cardoso, da Academia de Artes Maciais (Kaizen) e Márcio Klinger Silva (Centro Educacional Adalberto Valle).

PUBLICIDADE
Assista a luta na íntegra:
Lula foi transmitida pelo perfil oficial do Jeb’s no YouTube (Reprodução)
Parceria vitoriosa

A organização e administração da equipe ficou a cargo da FADE, por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF). A federação local trabalha articuladamente com as secretarias estadual e municipais de educação, poderes legislativos e parceiros privados no objetivo macro de fomentar e fortalecer o desporto escolar no Amazonas.

Outros resultados do Amazonas no judô dos JEB’s:

Ana Sousa, EM Raimundo Teodoro Botinelly, medalha de prata na Série Ouro, categoria meio leve (- 48 kg)

Gabriel Vieira, Escola Estadual Solon de Lucena, medalha de bronze na Série Prata, categoria super ligeiro (- 50 kg)

Leia mais: Prática de esportes fortalece direitos de jovens ribeirinhos da Amazônia
(*) Com informações da Assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.