Indígenas das reservas Yanomami e Raposa Serra do Sol, de RR, recebem insumos médicos da FAB

Lideranças Yanomami e Ye’kuana em novembro de 2019. (Divulgação/Victor Moriyama/ISA)

Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – Indígenas das etnias Yanomami, Macuxi e Ye’Kuana que vivem nas reservas Yanomami e Raposa Serra do Sol (RR) recebem nesta semana médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Forças Armadas, além de itens de proteção individual e insumos médicos.

A aeronave decolou de Brasília nessa segunda-feira, 29. Os profissionais de saúde e os insumos têm destino certo: cerca de 2,5 mil indígenas. Na equipe 21 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica irão atuar com profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em 136 aldeias dos Distritos Sanitários Especiais (DSEI) Yanomami e Leste de Roraima.

PUBLICIDADE

“Nesta missão, estamos levando assistência à saúde, além de máscaras cirúrgicas, álcool etílico, testes rápidos, avental hospitalar descartável, protetor facial, toucas e medicamentos. Sempre obedecemos aos princípios da autonomia, equidade e respeito à diversidade cultural dos indígenas”, explicou o assessor especial do ministro da Defesa, Carlos Chagas Vianna Braga, o ministério já realizou mais de 133 ações em comunidades indígenas na Amazônia Ocidental.

Checagem da saúde

Antes do embarque, numa ação preventiva e visando à segurança das comunidades indígenas e de toda a tripulação, uma equipe do hospital das Forças Armadas verificou a temperatura e realizou entrevista para confirmar o bom estado de saúde e ausência de qualquer sintoma da Covid-19 entre os integrantes da missão. Além disso, foi exigida a apresentação de teste de RT-PCR negativo para a doença.

Operação Covid-19

Em três meses, o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, transportou 350 toneladas de materiais de saúde. No total, foram 1.038 horas de voo, o suficiente para dar 11 voltas ao planeta, uma a cada nove dias de Operação Covid19.

Foram realizadas mais de 2,6 mil descontaminações de espaços públicos, transportadas 16 mil toneladas de material de saúde, nos modais aéreo e terrestre, entregues mais de 570 mil kits de alimentação, realizadas mais de 19 mil doações de sangue, dentre inúmeras outras ações.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.